Home INDÚSTRIA Para driblar alta dos insumos, indústria da construção civil aposta no uso de isopor para obras mais sustentáveis

Para driblar alta dos insumos, indústria da construção civil aposta no uso de isopor para obras mais sustentáveis

Isopor auxilia na construção civil tornando projetos mais sustentáveis e baratos em meio a alta de insumos

by Valdemar Medeiros
Para driblar alta dos insumos, indústria da construção civil aposta no uso de isopor para obras mais sustentáveis

O isopor é um material muito útil para indústria da construção civil, podendo ser utilizado para o isolamento de temperatura e ruídos acústicos, com baixo custo e muito útil para obras sustentáveis, pois quando descartado pode ser usado na reutilização para fabricação de produtos recicláveis. De uma forma geral, o setor da construção civil tem um impacto relativo no meio ambiente, tanto no consumo de recursos naturais e na modificação da paisagem, como na geração de resíduos. As vantagens das obras sustentáveis são diversas, não só para sustentabilidade, mas para a sociedade me geral.

Isopor, um elemento importante para a construção civil, por quê?

O isopor como é conhecido no país, ou EPS, é um poliestireno expandido, mais precisamente um polímero aromático sintético feito com monômero de estireno, um líquido derivado da indústria petroquímica. O material é usado como base para várias atribuições, dentre elas, recreativas e escolares.

Mas recentemente, o isopor tem sido utilizado como matéria-prima para a construção civil e se tornando um elemento importante, tornando a obra mais confortável, de qualidade e também mais sustentável. Entretanto, uma das  funcionalidades do poliestireno expandido é o uso do mesmo para decorações de ambientes, seja residencial ou empresarial.

As funcionalidades do isopor, sendo diversas, podendo isolar temperatura, sejam altas ou baixas, o que vai depender muito da maneira com é instalada. Desse modo, é utilizada as placas de isopor, com uma espessura para mais de 3 cm, tais placas são utilizadas em tetos, forros e afins, para evitar que o calor transpasse para o ambiente.

Já para isolamento acústico, as exigências são um pouco maiores, por exemplo, a espessura da placa deve ser para mais de 5 cm. Algumas empresas da construção civil utiliza o isopor entre os tijolos para garantir isolamento térmico e acústico.

Participação do isopor no mercado e seus benefícios para a construção civil

De acordo com os empresários e especialistas do ramo, Paulo Oliveira e Emerson dos Santos, que estão no ramo há mais de 20 anos, explica que o EPS tem uma participação cada vez mais ativa na construção civil, apresentando uma demanda grande, tanto no Brasil com lá fora.

“Com o surgimento das construções com EPS, foram desenvolvidas várias técnicas construtivas que apresentaram soluções efetivas, que melhoram o resultado da construção, promovendo benefícios como isolamento térmico e acústico, por exemplo”, Explica Emerson dos Santos.

Empresários afirmam que o do uso do isopor na construção civil baratearam custos finais

O uso do isopor vem evitando gastos exacerbados e barateando custos finais, tanto para nivelar um terreno quanto preencher um piso, Paulo cita que: “O isopor, nestes casos, acaba substituindo o uso dos entulhos ou das britas, garantindo o mesmo tipo de resistência. É o caso das construções de hospitais, shoppings, supermercados, igrejas e outras construções de grande porte”.

E afirma também que “é possível reduzir o tempo de entrega da obra em até 40%, pois as placas de isopor podem ser instaladas facilmente, de forma rápida e efetiva. Além disso, elimina a necessidade do uso de algumas máquinas, tratores e maquinários que aumentam muito o valor total da obra”.

Para os empresários, esse é apenas o começo para o mercado do EPS, de tantas formas e maneiras de utilizá-lo, fazendo o mesmo ser extremamente versátil, tanto como isolamento e também para fins de decoração.

Veja também