PETRÓLEO

Os EUA querem diminuir o poder da Rússia sobre a produção de petróleo e gás

“Os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros não têm interesse estratégico em reduzir o fornecimento global de energia – é por isso que cortamos os pagamentos de energia por causa de nossas sanções financeiras”, diz o Boletim de Política da Casa Branca sobre a Rússia.

“Mas, nós, nossos aliados e parceiros, temos um profundo interesse em degradar o status da Rússia como um grande fornecedor de energia ao longo do tempo. Essas ações ajudarão a atingir esse objetivo enquanto protegem os consumidores americanos”.

O anúncio segue uma decisão de impor “controles de exportação” na exportação de equipamentos e tecnologia para produção de petróleo e gás, visando prejudicar o segmento upstream e downstream da indústria petrolífera russa.

A Bloomberg observou em uma reportagem que tais sanções provavelmente forçarão mais empresas a deixar a Rússia, especialmente grandes empresas de serviços de campos petrolíferos, incluindo Halliburton, Schlumberger e Baker Hughes, pois são fornecedores de tal tecnologia e equipamentos para a indústria petrolífera russa.

Como a ficha informativa menciona que a “degradação” continua ao longo do tempo, isso sugere que os EUA e seus aliados procurarão fontes alternativas de energia nesse meio tempo. A Europa já está em alerta máximo, tentando encontrar um substituto para o petróleo e o gás natural russos. Até a Agência Internacional de Energia se juntou ao esforço, planejando lançar um plano de 10 passos para fazer exatamente isso.

A União Europeia, por sua vez, já anunciou os passos a serem dados em sua busca pela independência energética da Rússia. Isso inclui “maior diálogo com parceiros de gás natural, incluindo conversas com grandes compradores como Japão, Coréia do Sul, Índia e China, ‘para evitar práticas de mercado conflitantes no futuro’ e ‘Movimento para a adoção do gás natural'”. “Reservas mínimas dos governos nacionais para garantir uma taxa média de ocupação de armazenamento da UE de pelo menos 80% até 30 de setembro”.

Petrosolgas

Petrosolgas. Site especializado no setor de óleo e gás, as principais notícias do setor você encontra aqui.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago