Home PETRÓLEO Os EUA querem diminuir o poder da Rússia sobre a produção de petróleo e gás

Os EUA querem diminuir o poder da Rússia sobre a produção de petróleo e gás

O governo dos EUA disse que quer "diminuir" o poder de petróleo e gás da Rússia como um dos maiores produtores do mundo, suspendendo as exportações de equipamentos necessários para apoiar sua indústria de petróleo e gás.

by Petrosolgas

“Os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros não têm interesse estratégico em reduzir o fornecimento global de energia – é por isso que cortamos os pagamentos de energia por causa de nossas sanções financeiras”, diz o Boletim de Política da Casa Branca sobre a Rússia.

“Mas, nós, nossos aliados e parceiros, temos um profundo interesse em degradar o status da Rússia como um grande fornecedor de energia ao longo do tempo. Essas ações ajudarão a atingir esse objetivo enquanto protegem os consumidores americanos”.

O anúncio segue uma decisão de impor “controles de exportação” na exportação de equipamentos e tecnologia para produção de petróleo e gás, visando prejudicar o segmento upstream e downstream da indústria petrolífera russa.

A Bloomberg observou em uma reportagem que tais sanções provavelmente forçarão mais empresas a deixar a Rússia, especialmente grandes empresas de serviços de campos petrolíferos, incluindo Halliburton, Schlumberger e Baker Hughes, pois são fornecedores de tal tecnologia e equipamentos para a indústria petrolífera russa.

Como a ficha informativa menciona que a “degradação” continua ao longo do tempo, isso sugere que os EUA e seus aliados procurarão fontes alternativas de energia nesse meio tempo. A Europa já está em alerta máximo, tentando encontrar um substituto para o petróleo e o gás natural russos. Até a Agência Internacional de Energia se juntou ao esforço, planejando lançar um plano de 10 passos para fazer exatamente isso.

A União Europeia, por sua vez, já anunciou os passos a serem dados em sua busca pela independência energética da Rússia. Isso inclui “maior diálogo com parceiros de gás natural, incluindo conversas com grandes compradores como Japão, Coréia do Sul, Índia e China, ‘para evitar práticas de mercado conflitantes no futuro’ e ‘Movimento para a adoção do gás natural'”. “Reservas mínimas dos governos nacionais para garantir uma taxa média de ocupação de armazenamento da UE de pelo menos 80% até 30 de setembro”.

Veja também