Home INDÚSTRIA Orsted e TotalEnergies criam parceria para a criação de parque eólico offshore para produzir energia renovável

Orsted e TotalEnergies criam parceria para a criação de parque eólico offshore para produzir energia renovável

Investimentos no setor triplicaram em 2021.

by Daiane
Orsted e TotalEnergies criam parceria para a criação de parque eólico offshore para produzir energia renovável - Canva

O grupo com sede na Dinamarca Orsted (ORSTED.CO) anunciou que está criando uma parceria com a Total Energies para apresentarem uma proposta conjunta para criação de dois parques eólicos offshore na Holanda, no Mar do Norte. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira, 30 de junho, e, de acordo com as duas instituições, é estimado que a produção média do parque seja de 1,4 gigawatts (GW ). A notícia inicial foi compartilhada pelo portal Reuters por volta das 8 horas, de acordo com o horário de Brasília – Brasil. 

A Total Energies vem anunciando uma série de investimentos no setor offshore para a produção de energia eólica renovável.  Pesquisas mostram que a maior parte da população europeia é a favor da realização destes projetos como forma de sair da crise energética que o continente vem sofrendo por causa do aumento populacional e maior demanda.

Investimentos em energia eólica offshore triplicaram em 2021 e deverão aumentar, exponencialmente, a sua capacidade de produção em alguns anos 

Uma pesquisa levantada pelo Global Wind Energy Council mostra que a China é um dos principais investidores quando o assunto é energia eólica offshore. Mais da metade de todos os investimentos são pertencentes ao país oriental como forma de bater as metas climáticas até o ano de 2030. A índia também vem investindo de forma massiva na área. No entanto, economistas afirmam que os indianos não conseguirão chegar a sua meta de crescimento de 8% ao ano no PIB caso continuem investindo na transição energética agora. 

No ano de 2021, os investimentos em offshore voltados para produção de energia elétrica foram triplicados em relação a 2020. No ano em que começou a pandemia, é estimado que cerca de 6 mil projetos estivessem em construção, mas, agora, já  existem mais de 21 mil deles. 

A pesquisa anunciada pela Global Wind mostra que as expectativas são de que o mundo consiga expandir a sua produção energética expressivamente com offshores até 2035, saindo da sua atual capacidade para mais de 540 gigawatts. 

Ramo de energia renovável vem sendo um dos que mais contam com vagas de emprego 

O ramo voltado para offshore e energia renovável está em constante crescimento e conta com inúmeras vagas de emprego.  As oportunidades são destinadas tanto para quem tem ou não experiência no mercado e para variados níveis de formação, desde o ensino superior, técnico, médio ou fundamental. 

Inúmeros campos de conhecimento podem começar a atuar no setor: desde a tecnologia da informação com criação de sites e administração de banco de dados dos clientes offshore, marketing para o desenvolvimento de público alvo e pesquisas ou mão de obra braçal. 

As oportunidades são encontradas por intermédio de vários portais distintos, que vão desde o Linkedin até o Catho e Facebook. Para se candidatar, é crucial estar com o currículo atualizado. 

Veja também