NOTÍCIAS

Oman nega que seja parte do investimento de US $ 4 bilhões em refinaria de petróleo no Sri Lanka

O produtor de petróleo do Oriente Médio Oman negou na quarta-feira que seja parte de um projeto de refinaria de petróleo no valor de US $ 3,85 bilhões no Sri Lanka, anunciado por autoridades do Sri Lanka na terça-feira.

“Ninguém deste lado do painel está ciente deste investimento no Sri Lanka”, disse Salim al-Aufi, subsecretário do Ministério de Petróleo e Gás de Omã, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

Na terça-feira, funcionários do Sri Lanka disseram a repórteres que o ministério de petróleo e gás do Sultanato de Omã controlaria 30% do projeto da refinaria de petróleo no Sri Lanka, enquanto o acionista majoritário seria o Grupo Accord, de propriedade privada sediada em Cingapura. Park International Private Limited.

“Este é o maior investimento estrangeiro na história do país”, disse o vice-ministro de Comércio Internacional do Sri Lanka, Nalin Bandara, segundo a agência de notícias Associated Press, na terça-feira, no anúncio do projeto.

No entanto, parece que Omã não estava envolvido neste investimento nem estava ciente disso, porque al-Aufi disse na quarta-feira: “Veio como uma novidade para mim”, conforme veiculado pela Reuters.

O projeto é para a construção de uma refinaria de petróleo com capacidade de processamento de 200.000 bpd. A construção deve começar dentro de dias e terminar em 44 meses, de acordo com autoridades do Sri Lanka. A maior parte dos derivados de petróleo refinados deverá ser exportada do porto de Hambantota, que é controlado por uma empresa chinesa.

A crescente influência chinesa no Sri Lanka tem sido uma preocupação para a Índia, que vê o Oceano Índico como sua área estratégica e histórica de influência.

A China, por sua vez, estava no caminho certo até recentemente para ser o maior investidor no Sri Lanka, então um investimento indiano em grande escala seria um desafio para suas ambições de investimento, observa a Reuters.

Em meio a tudo isso, parece que Omã – um dos menores produtores de petróleo do Oriente Médio e não membro da Opep – não sabia que estava envolvido em planos de investir em uma refinaria no Sri Lanka.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago