NOTÍCIAS

Oman nega que seja parte do investimento de US $ 4 bilhões em refinaria de petróleo no Sri Lanka

O produtor de petróleo do Oriente Médio Oman negou na quarta-feira que seja parte de um projeto de refinaria de petróleo no valor de US $ 3,85 bilhões no Sri Lanka, anunciado por autoridades do Sri Lanka na terça-feira.

“Ninguém deste lado do painel está ciente deste investimento no Sri Lanka”, disse Salim al-Aufi, subsecretário do Ministério de Petróleo e Gás de Omã, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

Na terça-feira, funcionários do Sri Lanka disseram a repórteres que o ministério de petróleo e gás do Sultanato de Omã controlaria 30% do projeto da refinaria de petróleo no Sri Lanka, enquanto o acionista majoritário seria o Grupo Accord, de propriedade privada sediada em Cingapura. Park International Private Limited.

“Este é o maior investimento estrangeiro na história do país”, disse o vice-ministro de Comércio Internacional do Sri Lanka, Nalin Bandara, segundo a agência de notícias Associated Press, na terça-feira, no anúncio do projeto.

No entanto, parece que Omã não estava envolvido neste investimento nem estava ciente disso, porque al-Aufi disse na quarta-feira: “Veio como uma novidade para mim”, conforme veiculado pela Reuters.

O projeto é para a construção de uma refinaria de petróleo com capacidade de processamento de 200.000 bpd. A construção deve começar dentro de dias e terminar em 44 meses, de acordo com autoridades do Sri Lanka. A maior parte dos derivados de petróleo refinados deverá ser exportada do porto de Hambantota, que é controlado por uma empresa chinesa.

A crescente influência chinesa no Sri Lanka tem sido uma preocupação para a Índia, que vê o Oceano Índico como sua área estratégica e histórica de influência.

A China, por sua vez, estava no caminho certo até recentemente para ser o maior investidor no Sri Lanka, então um investimento indiano em grande escala seria um desafio para suas ambições de investimento, observa a Reuters.

Em meio a tudo isso, parece que Omã – um dos menores produtores de petróleo do Oriente Médio e não membro da Opep – não sabia que estava envolvido em planos de investir em uma refinaria no Sri Lanka.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago