NOTÍCIAS

EUA renunciam à dispensa de sanções para o Iraque comprar energia do Irã

O governo dos EUA renovou por mais 90 dias uma suspensão de sanções para o Iraque continuar importando energia do vizinho Irã, apesar das sanções americanas contra Teerã, disse à Reuters nesta quarta-feira uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA.

“O Iraque recebeu uma isenção de 90 dias para comprar importações de energia do Irã”, disse a autoridade à Reuters sob condição de anonimato.

Esta é a terceira renúncia do Iraque – que depende da eletricidade iraniana e das importações de gás natural para parte de suas necessidades energéticas – que os EUA concederam desde que re-impuseram sanções aos setores de petróleo, energia e navegação do Irã no início de novembro de 2018.

No final do ano passado, os EUA concederam ao Iraque uma prorrogação de 90 dias da suspensão inicial de 45 dias, permitindo que Bagdá continuasse as importações de eletricidade do Irã depois que as sanções dos EUA em Teerã voltassem.

As principais usinas iraquianas dependem do fornecimento de gás natural iraniano, enquanto o Iraque também importa eletricidade do Irã, já que a geração de energia de Bagdá não é suficiente para garantir o abastecimento doméstico.

O Iraque argumentou que precisa de mais tempo para encontrar fontes alternativas de fornecimento de eletricidade se quiser evitar mais e mais interrupções de energia, o que é uma das principais razões para as manifestações de protesto no coração da região petrolífera iraquiana na cidade de Basra, no sul. verão.

Os Estados Unidos, por sua vez, têm instado o Iraque a se tornar independente em energia, pelo menos energia independente do Irã.

 

Em seu discurso na conferência de energia da CERAWeek em Houston na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que os EUA estão incentivando os países a se associarem com os EUA por sua segurança energética.

“Estamos lembrando a eles que somos simplesmente melhores para fazer negócios do que a Rússia, a China ou o Irã”, disse Pompeo, chamando o Irã pela influência da energia que exerce sobre o Iraque.

“Talvez não exista um exemplo mais claro do que no Irã. O Irã usa suas exportações de energia para exercer influência indevida em todo o Oriente Médio, mais particularmente hoje no Iraque. Enquanto os Estados Unidos estão trabalhando para desenvolver um Iraque independente e soberano, o Irã está usando sua energia para criar um Estado vassalo ”, disse o secretário Pompeo.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

18 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

19 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

19 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago