Home NOTÍCIAS EUA renunciam à dispensa de sanções para o Iraque comprar energia do Irã

EUA renunciam à dispensa de sanções para o Iraque comprar energia do Irã

by Luis Santana
petroleo no irã

O governo dos EUA renovou por mais 90 dias uma suspensão de sanções para o Iraque continuar importando energia do vizinho Irã, apesar das sanções americanas contra Teerã, disse à Reuters nesta quarta-feira uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA.

“O Iraque recebeu uma isenção de 90 dias para comprar importações de energia do Irã”, disse a autoridade à Reuters sob condição de anonimato.

Esta é a terceira renúncia do Iraque – que depende da eletricidade iraniana e das importações de gás natural para parte de suas necessidades energéticas – que os EUA concederam desde que re-impuseram sanções aos setores de petróleo, energia e navegação do Irã no início de novembro de 2018.

No final do ano passado, os EUA concederam ao Iraque uma prorrogação de 90 dias da suspensão inicial de 45 dias, permitindo que Bagdá continuasse as importações de eletricidade do Irã depois que as sanções dos EUA em Teerã voltassem.

As principais usinas iraquianas dependem do fornecimento de gás natural iraniano, enquanto o Iraque também importa eletricidade do Irã, já que a geração de energia de Bagdá não é suficiente para garantir o abastecimento doméstico.

O Iraque argumentou que precisa de mais tempo para encontrar fontes alternativas de fornecimento de eletricidade se quiser evitar mais e mais interrupções de energia, o que é uma das principais razões para as manifestações de protesto no coração da região petrolífera iraquiana na cidade de Basra, no sul. verão.

Os Estados Unidos, por sua vez, têm instado o Iraque a se tornar independente em energia, pelo menos energia independente do Irã.

 

Em seu discurso na conferência de energia da CERAWeek em Houston na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que os EUA estão incentivando os países a se associarem com os EUA por sua segurança energética.

“Estamos lembrando a eles que somos simplesmente melhores para fazer negócios do que a Rússia, a China ou o Irã”, disse Pompeo, chamando o Irã pela influência da energia que exerce sobre o Iraque.

“Talvez não exista um exemplo mais claro do que no Irã. O Irã usa suas exportações de energia para exercer influência indevida em todo o Oriente Médio, mais particularmente hoje no Iraque. Enquanto os Estados Unidos estão trabalhando para desenvolver um Iraque independente e soberano, o Irã está usando sua energia para criar um Estado vassalo ”, disse o secretário Pompeo.

Veja também