O Brasil se destaca como um produtor de petróleo e gás mundial. A descoberta do pré-sal colocou o país como um dos mais importantes produtores do mundo na última década, elevando o seu valor comercial.
Assim sendo, o Brasil ocupa uma posição estratégica dentro do setor de óleo e gás, já que pode oferecer serviços especializados e atrair diversos investidores. Um dos grandes marcos da economia global atual é a transição energética. Por isso, as empresas dos segmentos ligados ao óleo e gás estão passando por uma fase de mudanças, já que devem diversificar seus portfólios.
Energias renováveis estão ganhando o foco do mundo e atraindo diversos investimentos e novas tecnologias, já que um dos maiores objetivos na atualidade é a redução do gás carbônico na indústria e no mercado de forma abrangente.
Especialistas chamam esse processo de transição energética, contudo, o atual conflito geopolítico entre a Rússia e a Ucrânia traz uma instabilidade para o setor de energia global. A segurança do suprimento de energia global está abalada, impactando os valores de petróleo e do gás natural.
Além de impactar diretamente o setor de óleo e gás, o conflito impacta a economia global, considerando a necessidade mercadológica de tais produtos para o fluxo industrial, tecnológico e social na atualidade. Essa instabilidade dentro do mercado impacta a produção energética e reflete os custos de energia.
O mercado atual precisa da energia que abastece o setor de serviços, principalmente os transportes de maneira direta, No entanto, toda a cadeia produtiva depende da energia gerada pelo mercado de óleo e gás.
O mercado de óleo e de gás é extremamente relevante para a energia global. Especialistas apontam que essa necessidade pode ultrapassar o ano de 2050, o que destaca a necessidade de investimentos no setor. O atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia pode colocar em risco o abastecimento de gás natural na Europa, por exemplo, por isso, medidas de racionamento de consumo estão sendo estudadas.
No entanto, esse risco facilmente pode se expandir pelo mundo. Por isso, decisões divulgadas ao redor do mundo referentes ao setor de petróleo, óleo, gás, energia e abastecimento de forma geral objetivam evitar um colapso na cadeia de abastecimentos.
Podemos destacar a decisão da União Européia e do G7 em fixar valores para o barril de petróleo oriundo da Rússia. Além disso, a decisão da Opep+ em manter a produção também considera o conflito e seu impacto no mercado. Apesar de todos os apontamentos citados, os números e projeções do setor destacam um futuro promissor para a indústria de óleo e gás no Brasil.
Considerando o potencial produtivo do país, a projeção sobre a elevação de emprego e renda é alta, já que o Brasil tende a crescer dentro do segmento de forma relevante. As possibilidades para o país dentro do setor de óleo e gás atraem investidores e trazem uma forte contribuição na geração de empregos e na elevação da arrecadação tributária.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…