Home NOTÍCIAS O Google anunciou a maior compra corporativa de energia renovável da história.

O Google anunciou a maior compra corporativa de energia renovável da história.

by Luis Santana
A aquisição inclui 1.600 MW e inclui 18 novas empresas de energia, uma das quais 92 MW do parque eólico offshore Engie Nortie, no Mar do Norte, na Bélgica. Esta é a primeira compra de energia renovável em larga escala do Google no país e é a primeira vez que o Google adquire energia de um parque eólico offshore.

Quase metade (793 MW) das capacidades de energia renovável recém-adquiridas estará localizada na Europa, em particular na Finlândia (255 MW), Suécia (286 MW), Bélgica (92 MW) e Dinamarca (160 MW). Nos Estados Unidos, o Google comprará 720 MW de energia de fazendas solares: Carolina do Norte (155 MW), Carolina do Sul (75 MW) e Texas (490 MW). Na América do Sul, 125 MW de energia renovável serão adicionados à rede que fornece o data center do Google no Chile. Juntos, esses acordos aumentarão o portfólio de contratos de energia eólica e solar do Google em mais de 40%, para 5500 MW, o que equivale a um milhão de telhados solares.

“Quando todos esses projetos estiverem disponíveis on-line, nosso portfólio de energia livre de carbono produzirá mais eletricidade do que lugares como Washington, DC ou países inteiros como Lituânia ou Uruguai a cada ano”, disse Sundar Pichai, gerente geral Diretor do Google

“Nossos acordos recentes também estimularão a construção de mais de US $ 2 bilhões em nova infraestrutura de energia, incluindo milhões de painéis solares e centenas de turbinas eólicas nos três continentes. No total, nosso parque de energia renovável atualmente possui 52 projetos que criaram mais de US $ 7 bilhões na construção de novas casas e milhares de empregos relacionados.

“Para garantir o máximo retorno, todas as nossas transações recentes cumprem os rígidos critérios de“ complementaridade ”que estabelecemos há muito tempo para nossas compras de energia. Isso significa que não compramos energia de usinas eólicas e solares existentes, mas assumimos obrigações de longo prazo de compras que levam ao desenvolvimento de novos projetos. A introdução de energia renovável adicional na rede em que consumimos energia é um componente crítico da demanda de energia livre de carbono 24×7 para todas as nossas operações. ”

“A sustentabilidade tem sido um dos principais valores do Google desde os primeiros dias”, disse Thierry Girts, diretor do Google Bélgica. “Somos uma empresa neutra em carbono desde 2007. Em 2017, nos tornamos a primeira empresa do nosso tamanho a combinar todo o nosso consumo anual de energia com energia renovável (e o fizemos novamente em 2018). Como resultado, nos tornamos o maior comprador corporativo. energia renovável no mundo.

“As modernas turbinas eólicas offshore podem ser mais do que o dobro das turbinas costeiras, o que nos permite fornecer grandes volumes de eletricidade limpa e barata à rede onde está localizado o nosso data center belga”, disse ele.

Veja também