Home INDÚSTRIA NUCLEP prevê futura parceria com ROSATOM para desenvolver negócios nucleares em solo brasileiro

NUCLEP prevê futura parceria com ROSATOM para desenvolver negócios nucleares em solo brasileiro

O presidente da NUCLEP visitou as duas maiores fábricas da estatal russa, ROSATOM; a previsão é que as duas companhias logo possam fechar novos acordos.

by Marcelo Santos
NUCLEP prevê futura parceria com ROSATOM para desenvolver negócios nucleares em solo brasileiro

A empresa Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A, NUCLEP, é responsável no Brasil, principalmente, por projetar, desenvolver, fabricar e comercializar equipamentos pesados para o setor Nuclear. A empresa participou da Atom Expo 2022, representada pelo seu presidente Carlos Henrique Silva Seixas.

O presidente da NUCLEP, Carlos Seixas, e o diretor da INB foram convidados pela ROSATOM a conhecerem suas duas maiores fábricas, vistar a caldeiraria de fabricação de equipamentos de grandes usinas nucleares e o local onde é produzido recipientes de reatores de pressão RIMT.

Parceria entre NUCLEP e ROSATOM

O convite para a NUCLEP ocorreu após a assinatura de um memorando com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. – ENBPar, durante a Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica.

O time brasileiro foi recepcionado pelo VP da Rosatom da América do Sul, Ruan Nunes e o Assessor Estratégico, Sergei Krivolapov. A apresentação da empresa foi dada pelos especialistas engenheiros da Zio-Podolsk e liderada pelo seu Diretor Adjunto, V.E Oshchepkov.

Para o presidente da NUCLEP, o esforço em prol do avanço energético nuclear realizado em conjunto pelos dois países, pode render promissores acordos. Segundo ele, existe o intuito de que uma parceria entre as empresas resulte na utilização de uma fábrica NUCLEP para confeccionar componentes pesados para a américa latina, por exemplo, produzir a tecnologia para Small Reactors – SMRs, além de outros projetos desenvolvidos pela ROSATOM.

Saiba mais sobre a estatal brasileira, NUCLEP

Fundada em 1975 para atender ao Programa Nuclear Brasileiro, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. é vinculada ao Ministério de Minas Energia, e é responsável pelo desenvolvimento e produção de equipamentos de reposição de usinas nucleoelétricas Angra 1 e 2, e futuras plantas.

Em 1986, a NUCLEP fabricou cascos resistentes para 4 submarinos convencionais que foram incorporados a frota da Marinha do Brasil. A partir de então o Brasil entrou para o seleto grupo dos construtores de submarinos, através da excelência, qualidade e capacidade da NUCLEP.

Evento Atom Expo 2022

Realizado anualmente desde 2009, a Atom Expo é o principal evento da indústria nuclear mundial. É a maior exposição e plataforma de negócios que possui intuito de discutir o atual estado da indústria nuclear e definir futuras tendências.

Atom Expo 2022 foi organizada pelo despertamento russo de energia, ROSATOM. Ao fim do evento, a Rússia assinou cerca de 50 acordos relacionados a energia nuclear. A maioria incluindo países da África, que buscam resolver problemas energéticos intratáveis.

A companhia ROSATOM e suas tecnologias no setor de energia

A Companhia Estatal de Energia Nuclear — em russo: Росатом, é uma empresa russa líder em tecnologia global, responsável pelo setor de energia nuclear no país. A companhia é uma das pioneiras na indústria do setor nuclear.

Tradicionalmente a ROSATOM  tem estado na vanguarda do mercado nuclear internacional, incluindo a construção de usinas nucleares, mineração e enriquecimento de urânio e fabricação e fornecimento de combustível nuclear. Graças a sua experiência no mercado ela vem se consolidando no mercado de novas tecnologias no setor energético.

Veja também