Foto: Assessoria de Comunicação do Porto de Suape
Foi anunciado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no dia 16, que o Complexo Industrial Portuário de Suape ou Porto de Suape, receberá a instalação de um Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL).
Com investimento de R$ 2 bilhões, a expectativa é que o Regás gere 240 empregos diretos, produzindo mais competitividade comercial a Pernambuco, o terminal será instalado no Cais de Múltiplos Usos (CMU) e será explorado pela holding brasileira OnCorp, em parceria com a multinacional Shell.
Conforme a holding brasileira OnCorp, vencedora do processo de seleção que locou o Cais de Múltiplos Usos (CMU), as obras terão início ainda nesta semana, com previsão de término para dezembro de 2023.
O CMU funcionará somente para a operação do Regás e a partir disso as indústrias que atuam no setor e toda a cadeia produtiva de Pernambuco terão mais opções de acesso ao produto.
Para o governador Paulo Câmara, o novo terminal possibilitará que o gás chegue a mais regiões do Estado, realizando um incremento na produção. Quase 11 milhões de metros cúbicos poderão ser disponibilizados, por dia, na rede estadual. Isso permite a expansão no negócio de energia, podendo chegar na região do Sertão do Araripe, local onde Pernambuco possui o maior polo gesseiro do Brasil.
A multinacional do setor de óleo e gás, Shell, deverá participar da operação do terminal. Uma das primeiras empresas a receber o gás da Shell, via Terminal de Regás, será a Termopernambuco, termoelétrica de 498 MW vencedora do Leilão de Reserva de Capacidade de 2021.
O terminal terá funcionamento por meio de um navio-indústria chamado Floating Ship Regaseification Unit (FSRU) ou Unidade flutuante de armazenamento e regaseificação, o navio será responsável por receber o GNL e restabelecer sua forma gasosa, tornando-o apto ao consumo.
O navio ficará ancorado no CMU e estará conectado por gasodutos à Estação de Transferência de Custódia (ETC), para posterior distribuição pela rede que liga o porto a Recife e demais estados.
Para o diretor-executivo do Grupo OnCorp, João Mattos, o empreendimento será instalado em Pernambuco por estar em uma posição geográfica privilegiada.
Ainda segundo ele, conseguir, a partir de Pernambuco, fornecer para outros estados do Nordeste se torna um atrativo muito interessante, além do Porto de Suape possuir um grande polo industrial dentro da própria planta, o que não é encontrado com facilidade em outros portos brasileiros.
O complexo industrial do porto de Suape fica localizado no litoral sul do estado de Pernambuco, no nordeste do país, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O porto fica a 40 quilômetros de Recife, é interligado a mais de 250 portos em todos os continentes, e se apresenta como o porto público mais estratégico do Nordeste.
O porto de Suape deverá receber o total de R$ 44,1 bilhões em investimentos até 2027 para uma série de empreendimentos que deverão gerar cerca de 25 mil novos postos de trabalho. Só o Regás produzirá 240 empregos diretos e mais centenas de empregos temporários durante as obras de instalação.
Entre os empreendimentos confirmados para Pernambuco estão: a Planta de Produção de Hidrogênio Verde da Qair Brasil que deve gerar 2.900 empregos, o novo Terminal de Contêineres da APM Terminals-Moller-Maersk com previsão de 1.600 postos de trabalho gerados no estado e a fábrica da Blau Farmacêutica com a geração de aproximadamente 1.400 empregos, e muitos outros empreendimentos.
Atualmente estão instaladas 229 empresas no Complexo de Suape e adjacências, gerando cerca de 24 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…