Home ECONOMIA Novo terminal de gás natural no Porto de Suape promete gerar mais de 200 oportunidades de emprego

Novo terminal de gás natural no Porto de Suape promete gerar mais de 200 oportunidades de emprego

O Terminal Regás será explorado pela OnCorp em parceria com Shell, parte das operações terão início ainda essa semana.

by Marcelo Santos
Novo terminal de gás natural no Porto de Suape promete gerar mais de 200 oportunidades de emprego

Foi anunciado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no dia 16, que o Complexo Industrial Portuário de Suape ou Porto de Suape, receberá a instalação de um Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL).

Com investimento de R$ 2 bilhões, a expectativa é que o Regás gere 240 empregos diretos, produzindo mais competitividade comercial a Pernambuco, o terminal será instalado no Cais de Múltiplos Usos (CMU) e será explorado pela holding brasileira OnCorp, em parceria com a multinacional Shell.

As obras de instalação devem iniciar ainda nesta semana

Conforme a holding brasileira OnCorp, vencedora do processo de seleção que locou o Cais de Múltiplos Usos (CMU), as obras terão início ainda nesta semana, com previsão de término para dezembro de 2023.

O CMU funcionará somente para a operação do Regás e a partir disso as indústrias que atuam no setor e toda a cadeia produtiva de Pernambuco terão mais opções de acesso ao produto.

Para o governador Paulo Câmara, o novo terminal possibilitará que o gás chegue a mais regiões do Estado, realizando um incremento na produção. Quase 11 milhões de metros cúbicos poderão ser disponibilizados, por dia, na rede estadual. Isso permite a expansão no negócio de energia, podendo chegar na região do Sertão do Araripe, local onde Pernambuco possui o maior polo gesseiro do Brasil.

A Shell terá participação na realização da operação no Porto de Suape

A multinacional do setor de óleo e gás, Shell, deverá participar da operação do terminal. Uma das primeiras empresas a receber o gás da Shell, via Terminal de Regás, será a Termopernambuco, termoelétrica de 498 MW vencedora do Leilão de Reserva de Capacidade de 2021.

O terminal terá funcionamento por meio de um navio-indústria chamado Floating Ship Regaseification Unit (FSRU) ou Unidade flutuante de armazenamento e regaseificação, o navio será responsável por receber o GNL e restabelecer sua forma gasosa, tornando-o apto ao consumo.

O navio ficará ancorado no CMU e estará conectado por gasodutos à Estação de Transferência de Custódia (ETC), para posterior distribuição pela rede que liga o porto a Recife e demais estados.

O terminal CMU possui localização estratégica

Para o diretor-executivo do Grupo OnCorp, João Mattos, o empreendimento será instalado em Pernambuco por estar em uma posição geográfica privilegiada.

Ainda segundo ele, conseguir, a partir de Pernambuco, fornecer para outros estados do Nordeste se torna um atrativo muito interessante, além do Porto de Suape possuir um grande polo industrial dentro da própria planta, o que não é encontrado com facilidade em outros portos brasileiros.

O complexo industrial do porto de Suape fica localizado no litoral sul do estado de Pernambuco, no nordeste do país, entre os  municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O porto fica a 40 quilômetros de Recife, é interligado a mais de 250 portos em todos os continentes, e se apresenta como o porto público mais estratégico do Nordeste.

O Complexo Industrial do Porto de Suape encerra 2022 com previsão para gerar 25 mil novos postos de trabalho

O porto de Suape deverá receber o total de R$ 44,1 bilhões em investimentos até 2027 para uma série de empreendimentos que deverão gerar cerca de 25 mil novos postos de trabalho. Só o Regás produzirá 240 empregos diretos e mais centenas de empregos temporários durante as obras de instalação.

Entre os empreendimentos confirmados para Pernambuco estão: a Planta de Produção de Hidrogênio Verde da Qair Brasil que deve gerar 2.900 empregos, o novo Terminal de Contêineres da APM Terminals-Moller-Maersk com previsão de 1.600 postos de trabalho gerados no estado e a fábrica da Blau Farmacêutica com a geração de aproximadamente 1.400 empregos, e muitos outros empreendimentos.

Atualmente estão instaladas 229 empresas no Complexo de Suape e adjacências, gerando cerca de 24 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Veja também