ENERGIA

Novo reator desenvolvido por pesquisadores recicla plástico e gases do efeito estufa usando apenas energia solar

Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveram um sistema inovador que consegue converter resíduos plásticos e gases de efeito estufa em combustível por meio da reciclagem em um reator alimentado por energia solar. A máquina criada pelos pesquisadores conseguiu transformar dióxido de carbono (CO2) e plásticos em diversos produtos, que podem ser utilizados em várias indústrias.

A pesquisa original resultou na conversão de dióxido de carbono em combustíveis líquidos sustentáveis e na conversão de resíduos plásticos em ácido glicólico, um ácido amplamente utilizado na indústria de cosméticos. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature Synthesis.

Reator 100 vezes mais do que outros modelos

Os pesquisadores constataram que o reator solar, desenvolvido pelo Departamento de Química da Universidade de Cambridge, é 100 vezes mais potente do que outros modelos disponíveis no mercado, e pode realizar a transformação simultânea de CO2 e resíduos plásticos em combustível e ácido glicólico. A composição do reator utiliza células solares de Perovskita, um mineral de óxido de cálcio e titânio que é considerado altamente promissor para a criação de painéis solares futuros.

Os pesquisadores falam sobre o novo reator movido a energia solar

Os resíduos plásticos e gases de efeito estufa são grandes ameaças na luta contra a poluição ambiental e as mudanças climáticas, e os reatores solares representam uma possibilidade promissora para combater esses problemas. Para os pesquisadores, essa alternativa é um passo significativo em direção a uma economia sustentável.

O professor Erwin Reisner, do Departamento de Química da Universidade de Cambridge, destacou que a poluição plástica é um problema global, e grande parte do plástico que descartamos acaba sendo incinerado ou depositado em aterros sanitários.

O coautor do artigo e pesquisador de Cambridge, Subhajit Bhattacharjee, enfatizou que o maior diferencial do novo reator desenvolvido foi a habilidade de combinar os recursos de reciclagem de plástico e gás em uma única tecnologia.

Funcionamento do reator de energia solar

O reator de energia solar é composto por dois compartimentos distintos, um para o plástico e outro para os gases de efeito estufa. A tecnologia utiliza absorvedores de luz à base de perovskita, que tem alta eficiência na absorção da luz solar. A equipe desenvolveu ainda diferentes catalisadores que, integrados ao reator, permitem a produção de diferentes produtos.

Durante os testes iniciais, o reator conseguiu processar garrafas de PET e CO2, transformando-os em diversos combustíveis à base de carbono, tudo isso sob condições normais de temperatura e pressão.

Os pesquisadores destacam a eficiência e flexibilidade do sistema desenvolvido, que requer baixo consumo de energia para converter dióxido de carbono e plásticos em produtos úteis e sustentáveis. O uso de catalisadores projetados especificamente para o processo também permite a produção de uma variedade de produtos à base de carbono, com potencial para evoluir para compostos mais complexos no futuro.

O futuro com o reator movido a energia solar 

Os pesquisadores responsáveis pelo reator de energia solar receberam um novo financiamento do Conselho Europeu de Pesquisa, visando desenvolver e aprimorar o projeto nos próximos cinco anos. A equipe acredita que as técnicas utilizadas no reator podem ser replicadas em larga escala, permitindo a criação de usinas de reciclagem movidas inteiramente por energia solar.

Segundo Erwin Reisner, a transição para uma economia circular, na qual os resíduos são transformados em itens úteis ao invés de serem descartados em aterros sanitários, é crucial para lidar de forma sensata com a crise climática e proteger o meio ambiente.

Brasil inicia construção de usina que transforma lixo em eletricidade

O Brasil está avançando em direção ao desenvolvimento sustentável e um exemplo disso é a construção da primeira usina de aproveitamento de resíduos para produção de energia em São Paulo. Prevista para ser inaugurada no próximo ano, a usina está sendo construída no município de Palmital, localizado a poucos quilômetros da capital, e irá atender a outros 13 municípios da região.

O principal objetivo da usina de aproveitamento é a geração de energia elétrica a partir do lixo. Com a coleta de resíduos em 150 mil residências, a usina terá uma capacidade de produção de 1 MW por dia. Isso significa que será possível atender às necessidades energéticas de quase 30.000 residências por ano.

Além disso, a construção da usina também trará benefícios ambientais. Segundo o CIVAP, a iniciativa evitará a geração de quase 9 mil toneladas de resíduos anualmente, representando uma redução significativa na quantidade de lixo que seria destinado a aterros sanitários.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago