O novo petróleo foi encontrado no Brasil, mais especificamente no estado de Minas Gerais. Existe uma empresa que está indo bem com isso e já disparou mais de 1900% em poucos anos após a descoberta. O petróleo como o conhecemos hoje está com os dias contados e essa commodity pode “tomar seu lugar” daqui para frente. Trata-se de uma empresa brasileira que se beneficia de uma revolução que o mundo já começou a vivenciar.
Os governos da China e dos Estados Unidos entraram na disputa por esse novo petróleo ou petróleo branco, como tem sido chamado o lítio, os países estão investindo pesado nesse combustível do futuro. Com a pressão para a transição energética, diversos países estão de olho no lítio, a China, por exemplo, pretende abastecer cerca de 20% da frota total de veículos do país com a energia do novo petróleo até 2025.
“Transição energética” é um termo utilizado para se referir a mudanças estruturais nas matrizes energéticas dos países no curto, médio e longo prazos, os países migram de um modelo baseado em combustíveis fósseis para outro focado em energias renováveis, como solar e eólica.
Os combustíveis fósseis são combustíveis não renováveis que foram formados há milhares de anos a partir de restos de animais e plantas, carvão mineral, gás natural, petróleo e seus derivados, como óleo diesel e gasolina, estão incluídos nessas fontes.
Esses recursos desempenham um papel importante na sociedade, pois representam mais de 75% da demanda mundial de energia. Os combustíveis fósseis são os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento dos problemas ligados ao aquecimento global. Pesquisadores observam a transição energética como a melhor alternativa para diminuir a dependência de combustíveis fósseis e aumentar a participação de fontes renováveis de energia nas matrizes energéticas mundiais.
O petróleo branco, assim chamado devido à cor e associação com o mercado de carros elétricos, é o metal menos denso do mundo, o lítio. O material é utilizado para a produção de baterias de lítio, com um papel cada vez mais importante, principalmente para os veículos elétricos e armazenamento de energia renovável, o novo petróleo é mais eficiente e mais durável do que outras baterias concorrentes.
O metal talvez seja uma das commodities mais desejadas para a transição energética por ter se mostrado o melhor para o armazenamento de energia. É esperado que a demanda pelo metal cresça enormemente à medida que a transição energética alcance seu ápice, o que fará com que a demanda continue superando a oferta.
O Brasil tornou-se o quinto maior produtor de ouro do mundo e uma empresa está crescendo exponencialmente com a mineração no país. Só neste ano, a participação da empresa brasileira já se valorizou mais de 240%. Os analistas Felipe Miranda e Matheus Spiess dizem que ainda pode ir mais longe.
A empresa por eles indicada encontrou uma mina de petróleo branco ou lítio em Minas Gerais, a mina possui potencial para se tornar muito rentável, e as projeções da empresa indicam que ela pode produzir até US$ 5,1 bilhões apenas nas duas primeiras das três fases de exploração.
Com a extração, a produção brasileira dessa commoditie logo dobrará e se posicionará o país como o terceiro maior produtor do mundo.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…