PETRÓLEO

Terremoto na Turquia, dólar elevado e outros fatores impactam a elevação do preço do petróleo

Especialistas apontam uma elevação nos contratos futuros de petróleo após o forte terremoto na Turquia, no entanto, há outros fatores impactantes, além da recente tragédia. 

Terremoto na Turquia, dólar elevado e outros fatores impactam a elevação do preço do petróleo

A relação do terremoto da Turquia com a elevação do preço do petróleo ocorreu porque foram interrompidas as operações no centro de exportação de petróleo do país, assim impulsionando a commodity.

 Além disso, existe uma tendência de elevação do consumo por parte da China, após nova retomada de atividades por conta do coronavírus. Outro fator que impacta a elevação do valor do petróleo é o fato de que, talvez, o Banco Central norte-americano precise manter os juros elevados por mais tempo do que o anunciado anteriormente.

O avanço do preço do dólar e a perspectiva de que o Federal Reserve não diminua os juros em curto prazo, são fatores que contribuem para a elevação do preço dos contratos futuros de petróleo. De acordo com informações oficiais, na New York Mercantile Exchange (Nymex), houve uma alta de 0,98% no preço do petróleo WTI. Já o Brent subiu 1,31%, chegando a US$ 80,99 o barril.

Terremoto na Síria

Além da Turquia, o forte terremoto também atingiu a Síria e interrompeu operações em Ceyhan, obstruindo o fluxo do petróleo bruto do Iraque e do Azerbaijão, segundo informa a Reuters. A previsão inicial é de que o terminal BTC em Ceyhan permaneça fechado nos próximos dias, segundo a agência marítima de Tribeca. Este terminal exporta o petróleo bruto do Azerbaijão.

Especialistas apontam que a elevação do preço do petróleo pode ser motivada por fatores anteriores ao terremoto, contudo, a decisão de interromper os fluxos para o terminal de Ceyhan impacta o aumento dos preços. A possibilidade do consumo da China voltar a ser elevado após a eliminação de todas as restrições de covid zero, também estimula a possibilidade de demanda, aumentando os preços previamente.

A Àrabia Saudita e a possível demanda chinesa

A Arábia Saudita, que é um dos grandes exportadores de petróleo global, elevou o valor de forma significativa para os consumidores europeus, o que pode ter ocorrido por conta da possibilidade da forte demanda chinesa. Além disso, o aumento foi modesto para compradores da Ásia e dos Estados Unidos. Como ocorre em todo o fluxo da economia, o petróleo também depende da oferta e demanda para a elevação dos preços ou para que os valores permaneçam conforme negociados.

Um recursos que sofre diversos impactos simultâneos

No entanto, por ser um recurso extremamente importante para o funcionamento do mercado de forma global na atualidade e por sofrer o impacto de muitos fatores externos de forma simultânea, a elevação do preço do petróleo é multifatorial.

Opep+

É válido destacar que o petróleo sofre oscilações e tem recebido a atenção do mundo desde o início do confronto entre a Rússia e a Ucrânia. Além disso, a Opep+ decidiu impor um valor para o barril do petróleo, a fim de conter o financiamento do conflito. No entanto, a Opep+ irá se reunir novamente com os países do G7 em março, para analisar a decisão. Visto que alguns países estão solicitando que o valor do barril seja menor, dentre eles, a Ucrânia.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

23 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

24 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

24 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago