Home INDÚSTRIA Nova tecnologia de carregamento de carros elétricos deve revolucionar o mercado

Nova tecnologia de carregamento de carros elétricos deve revolucionar o mercado

O novo sistema permitirá que carros elétricos sejam carregados em movimento. É esperado que a tecnologia seja incorporada durante a construção das estradas.

by Marcelo Santos
Nova tecnologia de carregamento de carros elétricos deve revolucionar o mercado

Estão sendo realizados testes na Alemanha e nos EUA visando resolver um dos principais problemas da transição para veículos elétricos, o seu carregamento. Em um trecho de estrada de um quilômetro na cidade alemã de Balingen serão realizados, ainda esse ano, testes públicos para o carregamento sem fio de carros elétricos. A tecnologia deve permitir que os condutores recarreguem seus veículos durante o trajeto, caso o projeto tenha sucesso as baterias dos elétricos poderiam ser menores, o que evitaria a preocupação de escassez de matérias-primas, como o lítio.

A solução para a indústria de carros elétricos

A nova tecnologia, antes considerada futurista, agora pode se tornar realidade e com ela diversas soluções para o que a indústria vem considerando problemas, e que, até então, não tinham solução. O principal deles é a escassez de lítio, material usado para a fabricação de baterias de veículos elétricos.

Um estudo publicado pela empresa de investimentos UP.Partners observou que a demanda por baterias deve aumentar dez vezes ou mais até 2030, segundo o estudo o fornecimento da matéria-prima usada ficará muito abaixo da demanda o que aumentará o custo para os consumidores. Outros obstáculos revelados incluem uma infraestrutura insuficiente de carregamento de baterias, a turbulência contínua nas cadeias de suprimentos globais e uma rede elétrica sobrecarregada.

Um projeto fácil, seguro e eficaz

Para o diretor gerente da Electreon na Alemanha, o objetivo do projeto não é apenas abrir o carregamento sem fio para o público no país, e sim desenvolver e usar uma ferramenta que ajudará os planejadores de transporte público sobre onde instalar a infraestrutura indutiva para uma determinada cidade ou região. O diretor gerente contou ainda que os primeiros testes mostram a facilidade, a segurança e a eficácia da implementação do novo modelo de carregamento.

Michele Mueller, do Departamento de Transporte de Michigan, que também testará a tecnologia ainda em 2023, contou que “Um sistema de carregamento sem fio na própria rodovia será revolucionário para os carros elétricos, pois poderá ampliar a duração da carga das baterias de lítio dos veículos elétricos, sem que eles precisem parar para recarregar em uma tomada”.

Primeiros testes do sistema de carregamento

Os primeiros testes para a nova tecnologia irão envolver principalmente ônibus e táxis, que podem recarregar suas baterias a partir de plataformas instaladas em aeroportos ou estações de trem, já que o sistema se tornaria bem mais difícil de ser testado em automóveis privados. Por ser uma tecnologia nova no mercado, ainda será necessário contornar obstáculos significativos antes da sua certificação.

O sistema de carregamento precisa conseguir se comunicar com outros sistemas, o que permitirá que diferentes modelos possam ser recarregados. Outro desafio é o valor, já que a instalação de bases de carregamento sob o solo poderão ter um preço bem elevado. Existe ainda a questão dos operadores de rodovias que precisam se coordenar com as redes de energia e com a indústria automobilística, em geral, para que a tecnologia funcione.

A tecnologia de carros elétricos poderá ser incorporada na construção das estradas

Michael Hurwitz, futuro especialista em mobilidade da empresa de serviços profissionais PA Consulting sugere que a melhor chance para a tecnologia é incorporá-la na construção das estradas. No entanto, a necessidade de uma conexão elétrica de alta velocidade poderá tornar muito difícil o carregamento generalizado nas estradas.

Mesmo com todos os obstáculos que a nova Tecnologia enfrentará, é esperado que ela faça sucesso no mercado nesta década. O grupo de pesquisas de tecnologia IDTechEx acredita que, até 2032, cerca de 700 mil carros elétricos sejam carregados pelo novo método devido à sua conveniência de não precisar plugar.

O grupo de tecnologia prevê que cerca de 180 mil, do total de veículos carregados, serão vans elétricas de entregas, já que “o espaço limitado nos depósitos necessitará de soluções sem fio não intrusivas.”

Veja também