O Centro Tecnológico da Marinha em conjunto com Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares revelou avanços no setor de energia nuclear, levando o Brasil a inaugurar a primeira fase da Usina de Enriquecimento de Urânio. Já há algum tempo a tecnologia nuclear está sendo estudada e desenvolvida em território brasileiro e com a ajuda da Marinha, uma nova tecnologia foi desenvolvida.
Pioneiro no enriquecimento de urânio, o Brasil está na lista dos 13 países reconhecidos internacionalmente para o setor de energia nuclear. A nova tecnologia anunciada é chamada de 10ª cascata de ultracentrífugas e conseguirá aumentar em 70% a geração de energia da Usina Nuclear Angra 1.
O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo e domina o ciclo completo do combustível, a marinha tem sido responsável pela instalação, produção e comissionamento das cascatas de ultracentrífugas desde os anos 70, quando surgiu a parceria com o Instituto de Pesquisas energéticas e Nucleares.
O fornecimento do sistema de abastecimento de separação isotópica firmado entre a Marinha Brasileira e a Indústria Nuclear Brasileira na década de 2000, incluiu a instalação de dez cascatas para enriquecimento de urânio, essa nova modalidade de compra de tecnologia contribuirá não só para a geração de energia elétrica, mas também para a construção de um submarino que utiliza propulsão nuclear.
O Programa Nuclear da Marinha foi dividido em duas partes: o domínio do ciclo do combustível nuclear e o desenvolvimento de uma usina nuclear, essa divisão ocorreu em 1979, devido à necessidade de submarinos com propulsão nuclear brasileiros.
O enriquecimento de urânio é o procedimento que aumenta o teor do urânio por meio de um processo de separação de isótopos. O urânio enriquecido possui terror de 235. Esse procedimento é realizado no Brasil na Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, da Fábrica de Combustível Nuclear da INB, em Resende/RJ, por meio de diversas ultracentrífugas instaladas em forma de cascatas.
Esses equipamentos submetem o gás hexafluoreto de urânio a velocidades extremamente altas, separando os isótopos mais leves do urânio, dos mais pesados, o que faz com que a concentração do urânio passe de 0,7%, para até 5%.
A energia eólica usa o vento para ativar turbinas eólicas e, assim, produzir eletricidade. Devido ao alto custo dos equipamentos, essa forma de produção de energia não é muito difundida no mundo. A energia eólica é uma forma de energia renovável que pode ser usada para abastecer residências e empresas.
A energia solar usa a luz solar para produzir eletricidade. Esta é uma fonte inesgotável, visto que o Sol existirá por bilhões de anos. Devido aos altos custos, também não é amplamente utilizado.
A energia hidrelétrica usa a água do rio como fonte para acionar turbinas elétricas. Este é o principal método utilizado no Brasil, devido ao grande número de rios existentes no país. A maioria dos rios do Brasil está no estado de São Paulo, com o maior número de turbinas hidrelétricas.
A biomassa é uma fonte de energia renovável que utiliza meios orgânicos, como vegetais diversos, para a produção de energia. Seu funcionamento está vinculado à utilização de diversas técnicas de produção de energia, com destaque para pirólise, gaseificação, combustão e co-combustão.
A energia das marés consiste em aproveitar a subida e descida das marés para produzir energia. A opção é semelhante à das barragens comuns, já que o movimento da água gera o trabalho das turbinas. A energia das marés também pode ser usada para gerar eletricidade a partir do gás natural.
Os três tipos de combustíveis fósseis são petróleo, carvão e gás natural. A queima desses produtos pode ser utilizada para de e para veículos.
Também conhecida como energia atômica, ela é produzida a partir do aquecimento da água que se transforma em vapor e aciona os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado nos reatores devido à fissão nuclear do urânio-235 (muito radioativo), usado para gerar eletricidade.
Se você está em busca de uma nova etapa na sua carreira, fique atento! A…
A Microsoft, reconhecida mundialmente como uma das líderes globais em tecnologia, está expandindo sua oferta…
O Magazine Luiza, uma das maiores e mais reconhecidas varejistas do Brasil, inicia a semana…
O banco Santander está com mais de 300 vagas de emprego abertas em diversas áreas…
A Gerdau, uma das maiores e mais renomadas empresas siderúrgicas do Brasil, está com mais…
A Azul Linhas Aéreas, uma das maiores companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…