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Nova moto elétrica Pulse da taiwanesa Gogoro apresenta inovações em tecnologia e infraestrutura

Em vez de depender do tempo de recarga, a moto permite que os usuários troquem as baterias esgotadas por outras já carregadas.

by Andriely Medeiros
Em vez de depender do tempo de recarga, a moto permite que os usuários troquem as baterias esgotadas por outras já carregadas.

A Gogoro, companhia taiwanesa voltada ao mercado de mobilidade elétrica, acaba de lançar a moto elétrica Pulse, trazendo novas inovações em tecnologia e infraestrutura. A scooter se destaca pelo uso de baterias trocáveis, além de oferecer uma solução prática para limitações de alcance, permitindo que os usuários substituam as baterias esgotadas por unidades carregadas em estações específicas da Gogoro. Equipada com o chip Snapdragon da Qualcomm, a moto também garante um bom desempenho, com um motor elétrico de 9 kW e um design moderno. Conheça mais sobre o novo lançamento da taiwanesa. 

Scooter Pulse é a nova aposta da Gogoro para o mercado de motos elétricas

A Gogoro acaba de lançar sua mais recente criação: a moto elétrica Pulse. A scooter promete superar diversas limitações de mobilidade com soluções de ponta, possuindo baterias trocáveis e um chip com tecnologia Snapdragon. A grande novidade da Pulse está na forma como a moto elétrica supera os problemas de alcance encontrados no mercado.

Em vez de depender do tempo de recarga, a moto permite que os usuários troquem as baterias esgotadas por unidades carregadas em estações especializadas da Gogoro. Essa tecnologia não só elimina o tempo de espera, mas também oferece uma solução prática para você ter mais autonomia no seu dia a dia. 

Em termos de desempenho, a Pulse possui um motor elétrico de 9 kW, capaz de atingir 50 km/h em 3,05 segundos, com uma velocidade máxima de 116 km/h. O design da moto elétrica traz inovações de linhas esportivas e modernas para os modelos da Gogoro. Conforme destaca a companhia, o chassi angular foi projetado com uma infraestrutura única para minimizar o arrasto e resfriar o motor elétrico, utilizando um sistema híbrido de água e ar.

Tecnologia e infraestrutura são os pilares da Pulse

O grande destaque da Pulse para o mercado de motos elétricas é a sua tecnologia de ponta. Equipada com um painel digital HD de 10,25 polegadas, a scooter mantém os usuários informados sobre estações de troca próximas, rotas e o estado de recarga das baterias.

Além disso, o cockpit conta com o chip Snapdragon QWM2290 da Qualcomm, garantindo atualizações em tempo real sobre tráfego, navegação, nível de potência e velocidade. A Pulse também oferece conectividade direta com dispositivos Apple, permitindo que os usuários a bloqueiem, desbloqueiem e liguem usando seus iPhones ou Apple Watches.

Por fim, outro destaque em tecnologia e infraestrutura é o recurso Find My da Apple, que possibilita rastrear a localização da moto. Embora o site da Gogoro não forneça detalhes sobre preços e disponibilidade internacional da Pulse, a previsão é de que a moto elétrica esteja disponível para clientes em Taiwan no final do segundo trimestre desse ano.

Diferenças entre moto elétrica e moto a gasolina

As motos elétricas e as motos a gasolina são duas opções de transporte de duas rodas que têm vantagens e desvantagens. Agora, vamos comparar alguns aspectos desses dois tipos de motos, como motor, potência e manutenção.

O motor é a parte que gera a energia para movimentar a moto. As motos a gasolina têm motores de combustão interna, que queimam combustíveis fósseis como gasolina ou etanol para produzir energia. Esses motores têm muitas peças, como cilindros, pistões, válvulas, velas de ignição, escapamento, etc. Eles também produzem ruído e vibração, além de emitir gases poluentes.

As motos elétricas têm motores elétricos, que usam baterias recarregáveis para fornecer energia. Esses motores têm poucas peças, como ímãs, enrolamentos e rolamentos. Eles são silenciosos, não vibram e não emitem poluentes. Alguns motores elétricos ficam presos na roda traseira da moto, economizando espaço e peso.

A potência é a medida da capacidade do motor de gerar força e velocidade. As motos a gasolina têm potência medida em cavalos-vapor (cv) ou quilowatts (kW). As motos elétricas têm potência medida em watts (W) ou quilowatts (kW). A potência das motos elétricas depende da capacidade das baterias e do projeto do motor. Existem motos elétricas muito potentes, que podem atingir velocidades acima de 200 km/h, mas elas são raras, caras e não estão disponíveis no Brasil. As motos elétricas mais comuns no mercado brasileiro têm potência inferior às motos a gasolina equivalentes.

A manutenção é o conjunto de cuidados e reparos que a moto precisa para funcionar bem e evitar problemas. As motos a gasolina exigem mais manutenção do que as motos elétricas, por terem mais peças que se desgastam e precisam ser trocadas periodicamente. As motos a gasolina precisam de troca de óleo, de filtro, de vela de ignição, de correia dentada, de pastilha de freio, etc.

Já as motos elétricas não precisam de troca de óleo, de filtro, de vela de ignição, de correia dentada, etc. As motos elétricas precisam apenas de troca de bateria, de pneu, de pastilha de freio, etc. A manutenção das motos elétricas tende a ser mais barata e menos frequente do que a das motos a gasolina.

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