INDÚSTRIA

No Brasil, BYD Seagull será batizado de Dolphin Mini

A BYD está se preparando para lançar o Dolphin Mini, seu novo carro elétrico, no Brasil nos próximos 60 dias, com chegada às lojas programada para março do próximo ano. Importado da China, o veículo será produzido no futuro localmente na fábrica de Camaçari, Bahia. Com base na linha Ocean, o Dolphin Mini possui dimensões compactas, eficiência e design moderno. Além disso, ele é equipado com um motor elétrico de 55 kW e uma bateria com capacidade variando entre 30 kWh e 38,8 kWh, oferecendo um alcance de até 405 km. O preço inicial estimado é de cerca de R$ 100 mil para o mercado brasileiro.

BYD Seagull será renomeado Dolphin Mini para o mercado do Brasil

A montadora chinesa BYD está trazendo ao mercado brasileiro seu mais recente modelo de carro elétrico, o Dolphin Mini. Com lançamento previsto para os próximos 60 dias, o veículo será inicialmente importado da China, mas a BYD tem planos de iniciar a produção local na fábrica de Camaçari, na Bahia. A confirmação desse cronograma foi feita recentemente pela coluna de Jorge Moraes no portal UOL.

Conforme divulgado, o BYD Dolphin Mini faz parte da linha Ocean da BYD, compartilhando a base com os demais modelos da linha, o Dolphin e o Seal. O veículo atingiu a marca de 200.000 unidades produzidas em apenas sete meses após seu lançamento em abril, ganhando destaque pelo seu tamanho compacto e eficiência.

O Dolphin Mini mede 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,54 metro de altura e possui uma distância entre-eixos de 2,50 metros. Equipado com um motor elétrico de 55 kW (74 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque, o carro elétrico é alimentado por uma bateria de lâmina (Blade) com capacidade de 30 kWh ou 38,8 kWh.

Essa configuração permite um alcance de 305 km ou 405 km, segundo o ciclo chinês, respectivamente, com uma velocidade máxima de 130 km/h. Além disso, o interior do BYD Dolphin Mini possui um layout moderno e minimalista. Com poucos botões, quadro de instrumentos totalmente digital e uma tela de 10,8″ para o sistema de informação e entretenimento, o carro elétrico da BYD oferece uma experiência de condução super atual.

Chinesa prepara produção do carro elétrico Dolphin Mini para o Brasil em 2024

Após a introdução do veículo elétrico no mercado do Brasil, a produção local do Dolphin Mini está prevista para acontecer na fábrica da BYD em Camaçari, Bahia, conforme divulgado. Vale ressaltar que a planta baiana já está com a confirmação da produção dos modelos Dolphin, Song Plus e Yuan Plus. Essa estratégia reforça o compromisso da BYD com o mercado brasileiro e a expansão de sua presença no país.

Além do Brasil, a BYD tem planos de disponibilizar o Dolphin Mini em outros mercados da América Latina. A montadora já apresentou o carro elétrico na Colômbia, onde também confirmou a adoção do nome Dolphin Mini para toda a região. Embora o preço inicial ainda não tenha sido oficialmente confirmado pela BYD, o estimado é que o Dolphin Mini chegue ao mercado brasileiro com um preço em torno dos R$ 100 mil.

A expectativa é de que esse preço ajude a impulsionar ainda mais o segmento de carros elétricos de entrada, batendo de frente com modelos como Renault Kwid E-Tech e JAC e-JS1. Agora, a BYD se prepara para trazer a sua nova aposta para o mercado do Brasil e iniciar o quanto antes a produção do Dolphin Mini nas terras nacionais.

Conheça um pouco mais sobre a BYD

A BYD é uma empresa chinesa líder em diversos setores, com ênfase especial em tecnologias relacionadas a veículos elétricos (VEs) e baterias. A companhia foi fundada em 1995 por Wang Chuanfu e inicialmente começou como uma fabricante de baterias recarregáveis. Ao longo dos anos, a empresa diversificou seus negócios para incluir uma ampla gama de produtos, desde eletrônicos de consumo até veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.

Um dos principais destaques da BYD é o seu foco na fabricação de veículos elétricos, incluindo carros elétricos, ônibus elétricos e caminhões elétricos. A empresa é conhecida por ter uma cadeia de produção verticalmente integrada, fabricando não apenas os veículos, mas também as baterias de íon de lítio usadas nesses veículos.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

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