A Francis Scott Key, ponte em Baltimore, cidade nos EUA, desabou na manhã desta terça-feira (26) após ser atingida por um grande navio porta-contêineres, de acordo com um vídeo divulgado nas redes sociais. Segundo a Autoridade de Transporte de Maryland (MTA) o tráfego foi desviado e até agora duas pessoas foram resgatadas.
Equipes de resgate estão procurando pessoas no rio Patapsco após vários veículos caírem na água com o desabamento da ponte em Baltimore. O secretário de Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld, afirmou que oito pessoas estavam na ponte no momento de seu colapso.
Em entrevista coletiva para repórteres, Wiedefeld afirmou que duas dessas pessoas foram encontradas, uma está no hospital, a outra está bem e a busca pelas outras seis continua. James Wallace, chefe do Departamento de Bombeiros de Baltimore, afirmou que as duas pessoas resgatadas foram retiradas da água na manhã da terça-feira (26), uma sem ferimentos e outra que foi transferida para o hospital em estado grave.
Segundo Wallace, o Corpo de Bombeiros continua em uma postura ativa de busca e resgate no momento. Wallace destaca ainda que a tripulação permanece a bordo do navio porta-contêineres e está se comunicando com a Guarda Costeira dos EUA.
Também acrescentou que os serviços de emergências estão olhando os relatórios de que havia trabalhadores na ponte em Baltimore no momento do incidente. O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, também descreveu o incidente com o Navio DALI como uma tragédia impensável e ofereceu suas orações por todos os afetados, assim como seus agradecimentos aos socorristas.
Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros da cidade de Baltimore, afirmou que está atuando com a Guarda Costeira dos EUA e uma equipe de mergulhadores está no rio para atividades de busca e resgate, com temperaturas ao redor do porto em torno de -1ºC. Segundo Derek Van Dam, âncora da CNN e especialista em meteorologia, há uma janela de três horas em que o corpo poderia suportar temperaturas tão frias. Ele acrescentou que os mergulhadores imediatamente entraram na água para começar a operação de busca e resgate.
O Corpo de Bombeiros informou que foram detectados veículos submersos na água. Wallace afirmou que o sonar detectou a presença de veículos submersos na água, mas não soube precisar o número. Wallace afirmou que os serviços de emergência estão utilizando sonar, drones e tecnologia infravermelha como parte da busca por pessoas e veículos que podem ter caído da Ponte em Baltimore.
O vídeo da colisão mostra um grande navio porta-contêineres indo diretamente a uma das colunas de suporte da ponte antes da colisão, fazendo com que um enorme trecho da ponte caísse água abaixo em poucos segundos. O impacto provocou imediatamente o colapso de partes adjacentes da ponte. O acidente lançou grandes nuvens de fumaça e fogo no ar e parte da ponte em Baltimore pareceu desabar na frente do barco.
A fumaça escura continuou subindo no ar por vários minutos. A ponte de 2,5 km e 4 pistas se estende sobre o rio Patapsco e serve como travessia externa do porto de Baltimore e uma ligação essencial da Interstate-695, ou Baltimore Beltway. Os dados de resgamento de navios do LSEG mostram navio porta-contêineres com bandeira de Cingapura, o DALI, no local ao longo da Key Bridge onde ocorreu o acidente. O proprietário do navio é Grace Ocean Pte Ltd e o gerente é Synergy Marine Group.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…