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Porto do Sudeste aumenta calado de acesso e passa a receber navios equivalentes a três campos de futebol

Aumento do calado e chegada de navio gigante impulsionam competitividade e sustentabilidade do Porto do Sudeste.

by Marcelo Santos
Porto do Sudeste aumenta calado de acesso e passa a receber navios equivalentes a três campos de futebol

O Porto do Sudeste, localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, alcançou um marco impressionante ao receber pela primeira vez o navio Cape Apollo, da classe Wozmax, com dimensões equiparáveis a três campos de futebol. Esta conquista só foi possível após a aprovação do novo calado, concedida em abril de 2023 pela Marinha do Brasil.

Expansão e modernização do Porto do Sudeste

O Cape Apollo, com seus impressionantes 327 metros de comprimento, atracou no Porto do Sudeste na segunda-feira (19) e partiu na quarta-feira (21), transportando uma carga substancial de 225 mil toneladas de minério de ferro. Esta operação não apenas demonstra a capacidade do porto de lidar com grandes volumes de carga, mas também marca uma nova fase em sua evolução.

O Porto do Sudeste foi estrategicamente projetado para acomodar uma variedade de tipos de cargas, servindo como uma base logística crucial para empresas de mineração e petróleo. Graças às licenças obtidas para procedimentos complexos de transferência de óleo cru entre navios, o porto é capaz de movimentar até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com tempos recordes de descarregamento de vagões.

A homologação pela Marinha do Brasil, que elevou o calado de acesso ao porto de 17,80 para 18,30 metros, é um testemunho do compromisso contínuo do Porto do Sudeste com a excelência operacional. Esse aumento permite que os navios fiquem submersos em profundidades maiores ao entrar e sair do terminal portuário, resultando em um aumento significativo na capacidade de carga de até 30 mil toneladas por navio.

Benefícios econômicos e ambientais do aumento do calado

Guilherme Caiado, diretor de operações do porto, enfatiza que essa conquista não apenas amplia a competitividade do Porto do Sudeste, mas também otimiza a utilização do berço, reduz os custos operacionais e melhora o valor do frete. O aumento do calado e a capacidade de receber navios maiores contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Jayme Nicolato, CEO do Porto Sudeste, destaca que as embarcações em plena capacidade resultam em menos viagens e, consequentemente, em emissões de carbono reduzidas. Esse compromisso com a sustentabilidade é corroborado pela adoção de técnicas modernas e ambientalmente seguras de derrocagem, como o corte subaquático de rocha com fio diamantado, que minimiza os impactos ambientais e estruturais.

Porto do Sudeste: um hub logístico essencial

O Porto do Sudeste continua a ser uma peça fundamental na economia local, com investimentos em infraestrutura e tecnologia para melhorar ainda mais sua eficiência e sustentabilidade. Com sua capacidade expandida e compromisso com práticas ambientais responsáveis, o porto está bem posicionado para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado global de transporte marítimo.

A chegada do navio Cape Apollo e os recentes avanços no Porto do Sudeste destacam sua importância como um hub logístico essencial, impulsionando o desenvolvimento econômico regional e contribuindo para a redução das emissões de carbono na cadeia de transporte marítimo. Este é apenas o começo de uma emocionante jornada de crescimento e inovação para o Porto do Sudeste e a comunidade ao seu redor.

Afinal, o que é um “calado”?

O termo “calado” refere-se à profundidade da água necessária para que um navio possa navegar com segurança ao entrar e sair de um terminal portuário. Essa medida é crucial para garantir que as embarcações não encalhem ou sofram danos ao se aproximarem das docas de atracação. Portanto, o calado é uma consideração fundamental na operação de portos, pois determina o tamanho máximo dos navios que podem ser recebidos e a quantidade de carga que podem transportar.

O aumento do calado, como realizado recentemente pelo Porto do Sudeste, não apenas amplia a capacidade de carga dos navios, mas também melhora a eficiência operacional e a competitividade do porto, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a redução dos custos de transporte.

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