Home NOTÍCIAS Navio chinês se aproxima mais do litoral do Vietnã em meio às tensões do Mar do Sul da China

Navio chinês se aproxima mais do litoral do Vietnã em meio às tensões do Mar do Sul da China

by Julio Cesar
Navios de pesquisa chineses no sábado expandiram suas atividades para mais perto da costa do Vietnã, dados de rastreamento de navios mostraram depois que os EUA e a Austrália expressaram preocupação com as ações da China em estradas disputadas.

Haiyang Dizhi 8 entrou pela primeira vez na Zona Econômica Exclusiva do Vietnã (ZEE) no início deste mês, onde começou uma pesquisa sísmica de uma semana, provocando um impasse tenso entre as embarcações militares e costeiras vietnamitas e chinesas.

No sábado, um navio chinês continuou a pesquisar a ZEE do Vietnã, escoltado por pelo menos quatro embarcações, e estava localizado a aproximadamente 102 km a sudeste da ilha de Phu Kui, no Vietnã, e a 185 km das praias de Phan Thiet, no Vietnã. south De acordo com a Marine Traffic, um site que rastreia o tráfego de barcos.

Segundo os dados, um grupo de navios chineses foi seguido por pelo menos dois navios de guerra vietnamitas.

O Ministério das Relações Exteriores do Vietnã não respondeu imediatamente ao pedido da Reuters por comentários.

Sob um tratado internacional da ONU, a ZEE de um país geralmente se estende por 200 milhas náuticas (370 km ou 230 milhas) de seu litoral. Este país tem direitos de soberania para usar quaisquer recursos naturais na área de acordo com o acordo.

Durante anos, o Vietnã e a China estiveram envolvidos em uma disputa por uma hidrovia potencialmente rica em energia e uma via navegável movimentada no Mar do Sul da China.

A linha de nove traços anunciada pela China marca unilateralmente a vasta expansão em forma de U do Mar do Sul da China, incluindo grandes seções da plataforma continental do Vietnã, onde concedeu concessões de petróleo.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro vietnamita Nguyen Xuan Fook e seu colega australiano expressaram preocupação com as atividades da China no Mar do Sul da China, conhecido no Vietnã como o Mar do Leste.

No início desta semana, os Estados Unidos afirmaram estar profundamente preocupados com a interferência da China nas atividades de petróleo e gás nas alegadas águas do Vietnã, assim como a localização do navio como “uma escalada de Pequim em seus esforços para intimidar outros candidatos”. recursos humanos no Mar do Sul da China ”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, em resposta a uma declaração dos EUA afirmando que Washington“ cria divisões e tem segundas intenções ”.

“O objetivo é trazer o caos para a situação no Mar do Sul da China e minar a paz e a estabilidade na região. A China é fortemente contra isso ”, disse Geng em entrevista coletiva na sexta-feira.

Veja também