O navio cargueiro Pyxis Ocean, equipado com modernas velas mecânicas, atracou no Brasil na última sexta-feira, 15 de setembro, após concluir sua viagem inaugural desde Xangai, na China. Essa embarcação, fretada pela Cargill, carrega consigo a promessa de transformar o cenário da navegação internacional ao reduzir o consumo de combustível e, por conseguinte, as emissões de CO₂.
Entenda a tecnologia do navio cargueiro
O grande diferencial do Pyxis Ocean reside na tecnologia de velas chamada WindWings, desenvolvida pela Mitsubishi Industries. Essas velas, feitas do mesmo material das pás eólicas, têm aproximadamente 37,5 metros de comprimento e são projetadas para captar o vento eficientemente, ao mesmo tempo em que são resistentes às condições desafiadoras em alto-mar. Quando o navio está no porto, as velas são dobradas, sendo abertas novamente assim que a embarcação parte.
Velas do navio evitam o consumo de 1,5 tonelada de combustível por dia
Desenvolvidas em colaboração com a BAR Technologies e a Yara Marine Technologies, as velas mecânicas representam um avanço na redução das emissões de CO₂ na indústria naval. Elas não apenas auxiliam na propulsão do navio, economizando a potência do motor, mas também reduzem drasticamente o consumo de combustível fóssil.
Um cálculo impressionante estima que cada vela do Pyxis Ocean evita o consumo de aproximadamente 1,5 tonelada de combustível por dia, resultando em uma redução diária de 4,65 toneladas de CO₂.
Outras embarcações com tecnologia sustentável
O retrofit que permitiu a integração das velas mecânicas no Pyxis Ocean ocorreu no estaleiro Costco, na China. Esta intervenção foi crucial para atualizar um navio cargueiro com cinco anos de atividade, tornando-o um pioneiro na busca por soluções sustentáveis na indústria de transporte marítimo.
O Pyxis Ocean não é o único exemplo de embarcações que adotam tecnologias eólicas para reduzir suas emissões. Em maio do ano passado, o Porto de Paranaguá já havia recebido o navio MV Afros, que também usava velas rotatórias para auxiliar na propulsão e reduzir o consumo de combustível.
A economia gerada por essas tecnologias pode chegar a impressionantes 12,5%, graças aos rotores que giram com a passagem do vento e contribuem para impulsionar a embarcação.
Potencial da energia eólica na indústria naval
Especialistas concordam que a utilização da energia eólica em embarcações é uma área promissora. Isso ocorre em um momento em que a indústria naval está sob pressão para reduzir as estimadas 837 milhões de toneladas de CO₂ que produz a cada ano.
A promessa da indústria de zerar as emissões de gases que aquecem o planeta “por volta de 2050” tem sido criticada, mas inovações como as velas mecânicas estão pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável.
Nova tecnologia pode não ser adequada para todas as embarcações
Apesar dos avanços, a tecnologia eólica pode não ser adequada para todas as embarcações, especialmente aquelas em que as velas interferem no descarregamento de contêineres. O diretor administrativo da empresa de dados marítimos Clarksons Research, Stephen Gordon, ressalta que a indústria naval enfrenta desafios consideráveis e que não há uma solução única a curto ou médio prazo.
Um retorno às origens da navegação
John Cooper, da BAR Technologies, expressa otimismo sobre o futuro das velas mecânicas na navegação, afirmando que é “muito promissor”. Ele sugere que essa tecnologia representa, de certa forma, um retorno às origens da navegação, quando as velas eram a principal fonte de propulsão. No entanto, agora essas velas são impulsionadas pela inovação ecológica em busca de um transporte marítimo mais sustentável.
O papel fundamental do navio Pyxis Ocean
O navio cargueiro Pyxis Ocean chega ao Brasil em um momento crucial, quando combustíveis capazes de descarbonizar o setor continuam em desenvolvimento. Embora existam alternativas como o Neste Marine 0.1, capaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em surpreendentes 80%, essas inovações ainda enfrentam desafios em sua adoção global.
O lançamento inicial do Neste Marine 0.1 na Suécia mostra que progressos significativos estão sendo feitos, mas a tecnologia de velas mecânicas do Pyxis Ocean se destaca como uma solução imediatamente aplicável.