Home DESTAQUE Multinacional do petróleo cria licitação para usina de produção de hidrogênio verde de 5 MW

Multinacional do petróleo cria licitação para usina de produção de hidrogênio verde de 5 MW

Empresa oriental é concorrente da Chevron

by Daiane
Multinacional do petróleo cria licitação para usina de produção de hidrogênio verde de 5 MW - Canva

A Bharat Petroleum é uma empresa que existe há duas décadas e vem mostrando que as offshores voltadas ao mundo do petróleo e gás podem, se quiserem, deixar o mundo mais sustentável e diminuir a expressa dependência da população sobre estes produtos. 

A Bharat Petroleum, multinacional voltada para a produção de petróleo e gás, afirmou durante esta quarta-feira, 22 de junho, que tem interesse em aumentar a sua capacidade de produção de hidrogênio verde para ao menos 5 MW. Esta nova tecnologia, de acordo com a instituição, seria capaz de diminuir essencialmente as emissões de dióxido de carbono. 

O anúncio aconteceu em um momento chave em que a Chevron, empresa concorrente, teria decretado que estava encerrando um projeto em Utah que previa a produção diária de 100 mil toneladas de H2. Sem contar ainda que a capacidade da usina que estava sendo comprada pela instituição, com prazo até 2025, poderia chegar a uma faixa de  300 MW. 

De acordo com a Chevron, qualquer parceria comercial que traga prejuízos não é viável para a instituição. Segundo  eles, em comunicado para a imprensa, estariam aplicando em outros projetos voltados para o mesmo ramo, mas no Oeste dos Estados Unidos. Mais informações sobre o assunto não foram reveladas pela multinacional.

Apesar do anúncio positivo, a instituição vem sofrendo com redução de suas atividades. De acordo com um anúncio revelado nesta quarta (22), a Bharat Petroleum Corp Ltd (BPCL) (BPCL.NS) teria cortado pela  metade a produção de petróleo em Mumbai, que era de 240 mil BPD (barris por dia)  no Oeste da Índia, a fim de realizar a manutenção da instituição. 

Hidrogênio verde é uma realidade cada vez mais comum para a indústria 

O hidrogênio verde está sendo cada vez mais utilizado pela indústria. Como forma de diminuir exponencialmente as emissões de dióxido de carbono. Muitas empresas têm o prazo, até o ano de 2030, de acordo com o Tratado de Paris, para cortar a emissão  de CO2. 

O corte de emissões de CO2 nos processo das empresas pode ser realizado de diversas formas.. Por exemplo, na Índia, estão  investindo massivamente na imposição de energia solar e eólica. Já nos EUA e na Europa, inúmeras empresas estão investindo em estudos para descobrir técnicas de usar o hidrogênio verde no nosso dia a dia, para tornar as operações ambientalmente corretas e mais econômicas, tirando toda a dependência que temos do carvão, que já registra alta acumulada de ao menos 105% em um ano. 

Veja também