A corrida para a energia eólica offshore está acontecendo entre muitas multinacionais que buscam diminuir os custos empresariais juntamente à diminuição da dependência de petróleo e carvão.
Durante esta quinta-feira, 23 de junho, a multinacional BlueFloat e Energy State divulgou um plano ambicioso de energia eólica na costa da Austrália, em que as empresas deverão produzir ao menos 1,5 GW por dia com offshore. O projeto recebe o nome de Southern Winds e está previsto para ter ao menos 30 km de duração.
Segundo afirmado pelo governo vitoriano, o local faz parte da zona prevista pela Energia Renovável Eólica Offshore de Portland West (REZ). Ou seja, as multinacionais têm espaço para criar empresas de investimento em energia renovável como forma de substituir o uso de fósseis. Os combustíveis renováveis vêm sendo uma alternativa viável para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que ajudam as marcas a diminuir o déficit energético e inflacionário mundial.
“Southern Winds é uma adição empolgante ao nosso portfólio de projetos eólicos offshore na Austrália. Esta região possui recursos eólicos de classe mundial e uma história de desenvolvimentos industriais e de energia renovável bem-sucedidos. Nossa visão inclui permitir produtos florestais limpos globalmente competitivos e um centro de combustíveis sustentáveis que se estende de Mt Gambier a Portland”, disse Simon Currie, cofundador e diretor de projetos da Energy State.
Este é o quarto projeto que a dupla BlueFloat e Energy State está investindo na Austrália e vem se mostrando bastante promissor com a produção de mais energia. Atualmente, todos projetos da instituição estão com uma capacidade instalada de 4,3 GW, tendo inclusos ao menos dois parques flutuantes e um fixo. A nova tecnologia flutuante está prevista para ser investida na costa de Nova Gales do Sul e terá turbos fixos planejados pela Victoria, multinacional no ramo de offshores.
As empresas BlueFloat Energy e a Energy Estate fecharam a parceria durante o mês de novembro do ano de 2021 e, desde então, estão realizando uma série de pesquisas para aumentar o portfólio com mais inovações.
Mais notícias sobre energia eólica – 23 de junho
Segundo o governo grego durante a última quarta-feira, 22 de junho, o país deverá começar a investir massivamente na energia eólica e solar para transição em meio a uma tentativa de reduzir o uso de combustíveis fósseis. Afinal, o objetivo é acabar com as instabilidades no setor do Brent.
É estimado que invistam mais de 1,6 bilhões de euros para esta transição. O valor é advindo de doações e será destinado para as empresas que desejam investir em offshore para a produção de energia. O país busca diminuir as suas emissões de dióxido de carbono até o ano de 2030.