NOTÍCIAS

Minas Gerais inova e será o primeiro estado a reaproveitar terras para instalações fotovoltaicas

Sempre haverá problemas na geração de energia elétrica. No que diz respeito à energia solar, que é gerada em ambiente aberto, as instalações fotovoltaicas ocupam muito espaço territorial, o que pode afetar o agronegócio.

Essa foi uma preocupação de Minas Gerais, que em breve contará com o primeiro projeto agrivoltaico do Brasil, fruto de uma parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Cemig e o CPQD.

União entre agricultura e geração de energia solar

A iniciativa foi aprovada em edital de chamada pública da Cemig, que selecionará os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A proposta em MG visa unir a agricultura, um dos pontos mais fortes da economia do estado, e a geração de energia solar, forma de geração de energia renovável que tem ganhado destaque nos últimos anos.

O intuito é gerar meios para a produção de energia fotovoltaica e produção agropecuária na mesma área, expandindo o valor do uso do solo e possibilitando o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores.

Instalações fotovoltaicas contarão com investimentos de R$ 10,5 milhões

O investimento total previsto para a iniciativa de instalações fotovoltaicas é de aproximadamente R$ 10,5 milhões e as pesquisas serão realizadas ao longo de 30 meses.

A iniciativa coloca a Cemig, os parceiros e Minas Gerais na vanguarda tecnológica dentro do cenário nacional no uso comum de geração fotovoltaica e produção agropecuária, em um dos estados com maior potencial para tal tecnologia.

Maurício Dall’ Agnese, diretor de Estratégia, Meio Ambiente e Inovação da Cemig, comenta sobre a importância desta iniciativa de instalações fotovoltaicas para o setor elétrico, ressaltando que o projeto reitera o compromisso da Cemig com a inovação e a sustentabilidade.

Além de ter geração de energia totalmente renovável, a companhia está desenvolvendo projetos únicos em MG para potencializar a geração solar, como as primeiras usinas solares flutuantes em rios e reservatórios brasileiros em operação comercial.

Saiba como funcionará o projeto em MG

O projeto planeja buscar soluções para as dificuldades já encontradas de integrar suas atividades, visto que as configurações atuais ainda impedem o uso conjunto de uma área comum. Atualmente, as atividades são feitas separadamente.

Onde construídas as instalações fotovoltaicas não são realizadas atividades agropecuárias e, da mesma forma, onde há culturas e pastagens não há instalação de painéis solares.

O gerente comercial do CPQD, Carlos Alberto Previdelli, explicou que essa proposta reforça a parceria de sucesso entre a Cemig e CPQD, ao longo de mais de 20 anos, em projetos estruturantes.

Uma avaliação completa do sistema Agrivoltaico

Previdelli afirma que, além dos desafios técnicos envolvendo áreas multidisciplinares, há o lado social, envolvendo tecnologias para facilitar a vida dos pequenos produtores rurais e o desenvolvimento de potenciais fornecedores da indústria brasileira.

Será feita uma avaliação completa do sistema Agrivoltaico customizado para o estado de Minas Gerais, envolvendo aspectos técnicos, econômico-financeiros, regulatórios, sob as perspectivas do produtor rural, distribuidora de energia e provedor da solução do sistema integrado.

Onde ficarão as instalações fotovoltaicas?

A implantação destes pilotos permitirá o uso, em uma mesma área, para produção conjunta de energia fotovoltaica em associação com atividades agrícolas (Agrovoltaico) e de pecuária (Rangevoltaico).

O projeto será conduzido nos campos experimentais da Epamig em Mocambinho (CEMO) e de Santa Rita (CESR), situados respectivamente nos municípios de Jaíba e Prudente de Morais, regiões Norte e Centro-Oeste de MG. 

A forma de pesquisa contará com três instalações fotovoltaicas, que permitirão realizar análises comparativas entre elas. O foco é determinar quais serão as combinações de modelos de módulos e as melhores culturas para ampliar a produtividade global das atividades.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago