INDÚSTRIA

Marinha finaliza a transferência da primeira seção do submarino Angostura para Estaleiro de Construção em Itaguaí

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub) atingiu um marco importante nesses últimos dias com a conclusão da transferência da primeira seção do submarino Angostura (S-43) para o Estaleiro de Construção em Itaguaí. Até o momento, o Angostura é o 4º submarino convencional de propulsão diesel-elétrica do programa da Marinha.

Marinha realiza transferência em etapas do submarino Angostura

De acordo com a Marinha, a transferência do submarino será realizada em três etapas, sendo que a primeira seção, também conhecida como seção de Ré, foi a primeira a ser transferida. Essa seção é responsável por abrigar o motor elétrico de propulsão, o sistema dos lemes vertical e horizontal, eixo propulsor e a hélice.

Já em relação à segunda seção, essa será transferida no final de abril e a última, está prevista para o dia 2 de maio. Com a vinda de uma das seções ao Estaleiro de Construção é tido como o início da montagem final do Submarino Angostura e confirma a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos da classe Riachuelo, segundo a Marinha.

A operação de transferência das seções para o estaleiro foi aperfeiçoada desde a transferência das seções do Riachuelo, em 2017, exigindo um planejamento detalhado para garantir a segurança e não causar prejuízos à mobilidade urbana do local.

“A chegada da primeira seção do submarino Angostura ao Estaleiro de Construção de Itaguaí é um marco significativo para o Programa de Submarinos da Marinha. Este é o quarto submarino convencional diesel-elétrico do Prosub, cujos cascos foram construídos pela Nuclep. Esse é um marco importante que mostra a capacidade tecnológica brasileira na construção de submarinos. A Nuclep se sente muito orgulhosa de fazer parte do Prosub. Agora, caminhamos com toda a força para o início da construção do casco do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil”, revelou o presidente da Nuclep, Carlos Seixas.

Itaguaí como polo da construção naval brasileira

Os cascos dos 4 submarinos convencionais do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha, sendo eles: Riachuelo, Humaitá, Tonelero e Angostura, foram construídos pela Nuclep, também em Itaguaí. A companhia é uma das responsáveis pela construção do Almirante Álvaro Alberto, considerado o primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do Brasil (SN-BR).

Itaguaí tem se consolidado como um polo importante da construção naval no país. O Complexo Naval de Itaguaí é responsável pela construção dos submarinos do Prosub e emprega milhares de trabalhadores. O programa tem gerado vagas de emprego e movimentado a economia da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Dessa forma, a transferência da 1ª seção do submarino Angostura para o Estaleiro de Construção em Itaguaí carrega consigo um marco extraordinário para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub) e mostra a capacidade tecnológica brasileira na construção de submarinos. Com o sucesso do programa, Itaguaí se consolida como um polo importante da construção naval no país, gerando empregos e movimentando a economia da região.

Conheça o Prosub

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) tem como objetivo: dotar a Marinha brasileira com tecnologia nuclear de ponta e fortalecer setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país.

O Prosub é um dos pontos destacados na Estratégia Nacional de Defesa e prioriza a aquisição de componentes fabricados no Brasil para os submarinos, incentivando o setor industrial brasileiro. Sendo assim, o Prosub não se trata apenas da construção de submarinos, mas sim, de um complexo de infraestrutura industrial, que oferece apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e a Base Naval no Município de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Com a inauguração do Prédio Principal do Estaleiro de Construção e da Unidade de Fabricação, concluiu-se as duas primeiras etapas de construção desse complexo e deu-se o primeiro passo dessa grande conquista da defesa nacional.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago