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Mais uma montadora de carros elétricos chinesa chega ao Brasil e já fala de uma nova fábrica!

O mercado brasileiro de SUVs se prepara para receber um novo concorrente, a Omoda, que deve estrear no Brasil no segundo trimestre de 2024.

by Marcelo Santos
Mais uma montadora de carros elétricos chinesa chega ao Brasil e já fala de uma nova fábrica!

O mercado brasileiro de SUVs se prepara para receber um novo concorrente: a Omoda. Esta marca chinesa, parte do grupo Chery, deve estrear no Brasil no segundo trimestre de 2024 com o lançamento do modelo Omoda 5 em versão elétrica, seguido por duas versões híbridas. Paralelamente, a Jaecoo também planeja sua entrada no mercado brasileiro. Um ponto crucial nos planos de ambas as empresas é a possível instalação de uma nova fábrica de carros elétricos no Brasil.

Novas montadoras de carros elétricos no Brasil

Apesar de pertencerem ao mesmo grupo, Omoda e Jaecoo operarão de forma independente no Brasil. A equipe da Omoda está em fase de contratação para seu escritório central em São Paulo, que coordenará as operações de vendas no país. A estratégia inclui estabelecer cerca de 40 concessionárias para comercializar os veículos de ambas as marcas.

As duas marcas já marcaram presença em mercados globais importantes como China, Europa e Estados Unidos. A Omoda tem planos ambiciosos de expansão para mais de 30 países até o final de 2024, enquanto a Jaecoo mira sua estreia em mais de dez países. Na América Latina, ambas já estão presentes em mercados como Chile e México.

Uma nova fábrica de carros elétricos no país?

Um ponto crucial nos planos de ambas as marcas para o Brasil é a possível instalação de uma nova fábrica de carros elétricos e híbridos. Esta ideia ganhou força devido ao fim da isenção de importação para modelos elétricos. Enquanto isso não se concretiza, os modelos Omoda 5 vendidos no Brasil serão fabricados na China.

O Omoda 5 se apresenta como um forte concorrente no crescente segmento de SUVs e carros elétricos no Brasil. Ele vem com um design futurista, incluindo rodas de liga leve de 18”, teto flutuante, estilo fastback traseiro, luzes diurnas em forma de T e faróis dinâmicos. Suas dimensões são de 4,40 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,59 metros de altura.

Precificação e concorrência dos carros elétricos

O motor elétrico do Omoda 5 promete uma autonomia de 450 quilômetros pelo ciclo WLTP, embora ainda aguarde homologação pelo Inmetro no Brasil. Seu interior é destacado por telas de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e a central multimídia.

Embora a precificação exata ainda esteja sendo definida, espera-se que o Omoda 5 tenha um preço inicial em torno de R$ 210.000. Ele competirá não só com outros SUVs elétricos chineses, como o BYD Song Plus DMi e o GWM Haval H6, mas também com modelos a combustão como o Jeep Compass.

Filosofias distintas: Omoda e Jaecoo

Apesar de compartilharem o propósito de oferecer veículos mais sustentáveis e com alta tecnologia, Omoda e Jaecoo terão abordagens distintas no mercado. A Omoda focará em carros mais sofisticados e tecnológicos, ideal para aqueles que estão adquirindo seu primeiro veículo. Por outro lado, a Jaecoo se concentrará em off-roads e SUVs para diversos tipos de terreno.

A chegada dos veículos e nova fábrica da Omoda e Jaecoo ao Brasil simboliza não apenas a expansão de marcas chinesas no país, mas também um marco importante para o mercado de carros elétricos. Com a combinação de design inovador, tecnologia de ponta e um compromisso com a sustentabilidade, estas marcas estão prontas para causar um impacto significativo no cenário automotivo brasileiro. À medida que nos aproximamos de 2024, o mercado brasileiro se prepara para uma nova era de veículos elétricos e híbridos, com a Omoda e Jaecoo liderando essa transformação.

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