NOTÍCIAS

Maersk lidera a conversão de navio para uso de metanol verde na indústria naval

Renomada empresa do setor naval, a Maersk está se preparando para protagonizar uma importante mudança na indústria. A companhia iniciará um projeto pioneiro ao adaptar um de seus navios, transformando-o em uma embarcação a motor bicombustível, capaz de navegar utilizando metanol verde. Essa inovadora conversão, prevista para ocorrer em meados de 2024, marcará um marco histórico na navegação, tornando a Maersk a primeira empresa do setor a realizar tal transformação.

Metas sustentáveis: Maersk busca redução de emissões e transporte de contêineres com combustíveis verdes até 2030

Com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2040, a Maersk está determinada a adotar medidas efetivas e alinhadas com o Acordo de Paris e as diretrizes da Science Based Targets (SBTi).

“Definimos uma meta ambiciosa para atingirmos zero emissões líquidas até 2040 em todas nossas atividades e assumimos um papel de liderança na descarbonização da logística. Adaptar motores para funcionar com metanol é uma parte importante de nossa estratégia. Com esta iniciativa, queremos abrir caminho para futuros programas de modernização escaláveis na indústria e, assim, acelerar a transição de combustíveis fósseis para combustíveis verdes. Por fim, queremos mostrar que os retrofits de motores a metanol podem ser uma alternativa viável à construção de novos navios”, revelou o chefe de tecnologia e gerenciamento de frota da Maersk, Leonardo Sonzio.

Com isso em mente, a empresa estabeleceu metas de curto prazo até 2030. O objetivo principal é reduzir em 50% as emissões por contêiner transportado na frota Maersk Ocean, em comparação com os níveis de 2020. Além disso, a empresa planeja que 25% do volume total de contêineres seja transportado utilizando combustíveis verdes até 2030.

Adaptação inovadora: Maersk investe na transformação de embarcação a motor bicombustível

A adaptação de um navio para funcionar com metanol verde é um empreendimento complexo que requer diversas etapas. Substituir peças do motor é apenas uma parte desse processo de retrofit.

A Maersk está comprometida em modernizar o navio de forma abrangente, incluindo a instalação de novos tanques de combustível, uma sala de preparação de combustível e um sistema de abastecimento apropriado. Essas alterações são cruciais para que a embarcação possa aproveitar todos os benefícios do metanol verde e garantir a navegabilidade de forma sustentável.

“Em 2021, encomendamos o primeiro navio porta-contêineres pronto para metanol do mundo, seguindo o compromisso com o princípio de encomendar apenas navios novos que possam navegar com combustíveis verdes. Ao mesmo tempo, exploramos o potencial de adaptar as embarcações existentes com motores bicombustíveis a metanol. Com a parceria da MAN ES, estamos agora prontos para demonstrar como pode ser feita a modernização de embarcações com motores bicombustíveis olegcom capacidade para o uso de metanol”, finalizou Sonzio.

Atualmente, a Maersk opera uma frota de mais de 700 embarcações, sendo aproximadamente 300 delas de sua propriedade. Com a adaptação bem-sucedida do primeiro navio, a empresa planeja replicar o processo em outras embarcações semelhantes, aproveitando as inspeções programadas em 2027 para efetuar as mudanças necessárias.

Essa abordagem estratégica demonstra o compromisso contínuo da Maersk com a sustentabilidade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor naval. A transição para o uso de metanol verde representa um passo importante rumo à redução das emissões de gases do efeito estufa na indústria naval.

O metanol verde é produzido a partir de fontes renováveis, como biomassa ou captura direta de dióxido de carbono (CCS), contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Ao adotar essa alternativa de combustível, a Maersk está liderando o caminho para um futuro mais sustentável.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago