PETRÓLEO

Greve dos petroleiros na Lubnor após aprovação da venda para o grupo Grepar

Após a aprovação da venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí (Sindipetro-CE/PI), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), decidiu pela realização de uma greve a partir da próxima terça-feira (27). A paralisação está prevista para acontecer na própria unidade, no entanto, os sindicatos de diversos estados também farão manifestações como forma de demonstrar apoio ao movimento na Lubnor.

Venda da Lubnor gera polêmica e questionamentos da categoria petroleira

No mês de maio do ano passado, iniciou-se a polêmica que envolvia a venda da Lubnor para a Grepar Participações. Onde houve questionamentos não somente por parte dos petroleiros, assim como, da prefeitura de Fortaleza, no Ceará. A refinaria foi vendida por US$ 34 milhões, um valor 55% abaixo da estimativa de valor de mercado.

Além disso, a prefeitura denunciou a venda, alegando falta de informações prévias sobre a transação por parte da gestão da Petrobras. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também aponta pendências a serem resolvidas no processo de venda da Lubnor para a Grepar.

“O impacto econômico e social será muito grande para o estado. Continuaremos na luta para conseguir reverter essa venda. Se a empresa resolver não produzir ou preferir exportar a produção, como aconteceu na Bahia, esses navios precisarão abastecer em outro porto. Uma empresa privada não tem o compromisso com o abastecimento do mercado interno. Se for mais lucrativo, eles podem preferir exportar. A Petrobrás tem como prioridade o abastecimento do mercado interno”, revelou Fernandes Neto, presidente do Sindipetro-CE/PI.

A greve e as manifestações têm como objetivo destacar os riscos de desabastecimento de produtos produzidos pela refinaria, resultantes da criação de um monopólio privado na região. Com a venda, o grupo Grepar terá o controle da produção e do mercado, podendo definir o mix de produtos de acordo com seus interesses, o que gera preocupação para os petroleiros.

Sindipetro-CE/PI aprova paralisação na refinaria e manifestações em outros estados

A Refinaria Lubnor, com seus mais de 500 trabalhadores, entre próprios e terceirizados, desempenha um papel fundamental na produção de asfalto no país, sendo responsável por cerca de 10% desse mercado. Além disso, a refinaria é responsável pela produção de lubrificantes naftênicos, que são usados em aplicações nobres, como isolantes térmicos para transformadores de alta voltagem, equipamentos pneumáticos e amortecedores para veículos.

Também é válido ressaltar que a Lubnor abastece os estados do Nordeste, além de fornecer derivados para os estados do Tocantins, Amazonas, Pará e Amapá. A refinaria também é responsável pela produção de óleos combustíveis marítimos, usados para abastecer os navios no Porto do Mucuripe.

Diante desse cenário, a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) manifestou-se contra o ato de concentração praticado pela Grepar Participações na compra da refinaria cearense. A Anapetro protocolou uma manifestação no Cade, solicitando a realização de testes de mercado antes da aprovação da venda, a fim de garantir que a análise do ato de concentração não fosse alvo de manobras da companhia.

Dessa forma, podemos concluir que a greve dos petroleiros na Lubnor após a aprovação da venda para o grupo Grepar Participações reflete a preocupação da categoria com a possibilidade de desabastecimento e a formação de um monopólio privado na região.

A mobilização dos sindicatos e as manifestações em outros estados visam chamar a atenção para os impactos dessa venda e a necessidade de resolução das pendências identificadas pela FUP. A Anapetro também está atenta ao caso e busca garantir que o processo seja conduzido de forma transparente e em conformidade com os interesses da sociedade e dos petroleiros.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

22 horas ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

22 horas ago

Quer trabalhar em casa? Companhias internacionais e nacionais abrem dezenas de vagas para brasileiros em regime de home office!

Com a crescente demanda por trabalho remoto, diversas empresas estão oferecendo oportunidades para brasileiros interessados…

22 horas ago

Luandre RH está selecionando 5.700 novos colaboradores em seu processo seletivo com vagas de emprego em todo o Brasil

A Luandre RH, uma das principais consultorias do Brasil em soluções de Recursos Humanos, está…

22 horas ago

Oceânica abre vagas de emprego para Contramestre, Técnico, Marinheiro, Engenheiro e mais!

Se você é um profissional qualificado e busca oportunidades na área ambiental e naval, a…

23 horas ago

Peugeot 2008: Saiba tudo sobre o SUV que chega ao Brasil com duas versões exclusivas e tecnologia de ponta

O lançamento do novo Peugeot 2008 é bastante aguardando e pode está cada vez mais…

23 horas ago