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Maersk lidera a conversão de navio para uso de metanol verde na indústria naval

Renomada empresa do setor naval, a Maersk está se preparando para protagonizar uma importante mudança na indústria. A companhia iniciará um projeto pioneiro ao adaptar um de seus navios, transformando-o em uma embarcação a motor bicombustível, capaz de navegar utilizando metanol verde. Essa inovadora conversão, prevista para ocorrer em meados de 2024, marcará um marco histórico na navegação, tornando a Maersk a primeira empresa do setor a realizar tal transformação.

Metas sustentáveis: Maersk busca redução de emissões e transporte de contêineres com combustíveis verdes até 2030

Com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2040, a Maersk está determinada a adotar medidas efetivas e alinhadas com o Acordo de Paris e as diretrizes da Science Based Targets (SBTi).

“Definimos uma meta ambiciosa para atingirmos zero emissões líquidas até 2040 em todas nossas atividades e assumimos um papel de liderança na descarbonização da logística. Adaptar motores para funcionar com metanol é uma parte importante de nossa estratégia. Com esta iniciativa, queremos abrir caminho para futuros programas de modernização escaláveis na indústria e, assim, acelerar a transição de combustíveis fósseis para combustíveis verdes. Por fim, queremos mostrar que os retrofits de motores a metanol podem ser uma alternativa viável à construção de novos navios”, revelou o chefe de tecnologia e gerenciamento de frota da Maersk, Leonardo Sonzio.

Com isso em mente, a empresa estabeleceu metas de curto prazo até 2030. O objetivo principal é reduzir em 50% as emissões por contêiner transportado na frota Maersk Ocean, em comparação com os níveis de 2020. Além disso, a empresa planeja que 25% do volume total de contêineres seja transportado utilizando combustíveis verdes até 2030.

Adaptação inovadora: Maersk investe na transformação de embarcação a motor bicombustível

A adaptação de um navio para funcionar com metanol verde é um empreendimento complexo que requer diversas etapas. Substituir peças do motor é apenas uma parte desse processo de retrofit.

A Maersk está comprometida em modernizar o navio de forma abrangente, incluindo a instalação de novos tanques de combustível, uma sala de preparação de combustível e um sistema de abastecimento apropriado. Essas alterações são cruciais para que a embarcação possa aproveitar todos os benefícios do metanol verde e garantir a navegabilidade de forma sustentável.

“Em 2021, encomendamos o primeiro navio porta-contêineres pronto para metanol do mundo, seguindo o compromisso com o princípio de encomendar apenas navios novos que possam navegar com combustíveis verdes. Ao mesmo tempo, exploramos o potencial de adaptar as embarcações existentes com motores bicombustíveis a metanol. Com a parceria da MAN ES, estamos agora prontos para demonstrar como pode ser feita a modernização de embarcações com motores bicombustíveis olegcom capacidade para o uso de metanol”, finalizou Sonzio.

Atualmente, a Maersk opera uma frota de mais de 700 embarcações, sendo aproximadamente 300 delas de sua propriedade. Com a adaptação bem-sucedida do primeiro navio, a empresa planeja replicar o processo em outras embarcações semelhantes, aproveitando as inspeções programadas em 2027 para efetuar as mudanças necessárias.

Essa abordagem estratégica demonstra o compromisso contínuo da Maersk com a sustentabilidade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor naval. A transição para o uso de metanol verde representa um passo importante rumo à redução das emissões de gases do efeito estufa na indústria naval.

O metanol verde é produzido a partir de fontes renováveis, como biomassa ou captura direta de dióxido de carbono (CCS), contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Ao adotar essa alternativa de combustível, a Maersk está liderando o caminho para um futuro mais sustentável.

Redação Petrosolgas

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