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Maersk amplia soluções de frete e armazenagem no Brasil com investimentos de R$ 4 bilhões

Maersk investe R$ 4 bilhões no Brasil para liderar em logística integrada. A empresa também tem planos de investir no Porto de Santos.

by Marcelo Santos
Maersk amplia soluções de frete e armazenagem no Brasil com investimentos de R$ 4 bilhões

A Maersk, uma das maiores empresas de logística do mundo, anunciou um investimento de R$ 4 bilhões no Brasil até 2025, visando ampliar seus negócios no país. A empresa dinamarquesa, com um histórico de sucesso no transporte de cargas, está buscando agora consolidar sua posição como líder em logística integrada, oferecendo soluções completas para seus clientes em todas as etapas do processo de transporte, desde o armazenamento até a entrega.

Investimentos da Maersk no Brasil

A Maersk no Brasil está investindo em diversas iniciativas para melhorar suas operações e reduzir seu impacto ambiental. Entre os investimentos estão a aquisição de guindastes eletrificados que visam diminuir a emissão de CO2, a construção de duas barcaças oceânicas e seis rebocadores movidos a combustível verde, a implementação de energia elétrica nos motores dos navios de cabotagem para desligar o motor a diesel próximo aos portos, além da compra de 113 novos caminhões e 222 carretas para a frota.

Esses avanços tecnológicos estão alinhados com a agenda ESG (ambiental, social e de governança) da empresa, que está sendo intensificada com a chegada de Vincent Clerc como presidente-executivo global da companhia.

Investimentos no Porto de Santos

Além dos investimentos em tecnologia, a Maersk também tem planos de investir no Porto de Santos, que é atualmente administrado pela Santos Port Authority, uma empresa pública ligada ao governo federal. A privatização do terminal foi proposta durante o governo Bolsonaro, mas está atualmente sob análise no Tribunal de Contas da União (TCU).

Apesar disso, a presidente da Maersk na Costa Leste da América do Sul, Karin Schöner, enfatiza a importância de ter um calado operacional maior (distância entre a linha d’água e o fundo do casco da embarcação), de pelo menos 17 metros, para que a empresa possa trazer navios maiores para o Brasil. Ela está em conversas com autoridades responsáveis pelo assunto e espera que a infraestrutura e capacidade do porto sejam melhoradas para permitir o crescimento da empresa no país.

Maersk planeja aumentar sua qualidade e eficiência no atendimento aos clientes

A Maersk também tem focado em garantir qualidade e eficiência no atendimento aos seus clientes, o que tem contribuído para vendas contínuas. No ano passado, a receita global da empresa foi de US$ 81,5 bilhões, sendo que US$ 64,3 bilhões foram gerados na linha de negócio marítimo.

Desse total, 30% (US$ 19 bilhões) foram gerados pela operação da Costa Leste da América do Sul, com destaque para o Brasil. A Maersk no Brasil atende cerca de 6 mil clientes com 46 navios que realizam fretes internacionais para importação e exportação e mais nove navios que atuam na cabotagem entre portos brasileiros. A empresa utiliza 165 caminhões próprios e slots em aeroportos brasileiros em oito aviões Boeing 777 cargueiros para escoar as entregas para o interior do país.

Maersk já deu início a expansão no Brasil

A Maersk no Brasil tem realizado investimentos em novos armazéns e já colocou em operação dois no país, um próximo ao Porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho (PE), e outro em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. Um terceiro armazém deve entrar em operação ainda este ano.

Atualmente a empresa possui 2 mil colaboradores em todas as frentes de seus 20 escritórios espalhados pelo Brasil, além de duas subsidiárias (Aliança Navegação e Logística e Maersk Supply Chain Apoio Marítimo), uma associada (Itapoá Terminais Portuários) e uma joint venture (Brasil Terminal Portuário). Globalmente, a empresa administra 452 armazéns, com 7,1 milhões de metros quadrados, incluindo 198 novos adquiridos com as recentes aquisições da Pilot Freight Services e da LF Logistics.

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