Home ENERGIA Lightsource BP faz a grande aquisição solar do Brasil

Lightsource BP faz a grande aquisição solar do Brasil

by Bruna Carla
energia solar

A Lightsource da BP, uma empresa movida a energia solar, adquiriu um grande número de projetos no Brasil com o potencial de quase dobrar sua atual capacidade global.

A empresa sediada em Londres, na qual a BP (BP.L) detém 43 por cento das ações, disse ter comprado 1,9 gigawatts de projetos de um desenvolvedor independente, Renewable Energy Enerlife, por um valor não revelado.

Os projetos de serviços solares em todo o serviço público estão em diferentes estágios, desde as primeiras licenças de uso da terra até empresas mais avançadas conectadas à rede. A energia solar representa pouco mais de 1% da produção total de eletricidade no Brasil, o que deve aumentar nas próximas décadas.

“Estes são os blocos de construção a partir dos quais vamos desenvolver um negócio de energia solar muito bem-sucedido em todo o Brasil”, disse Karin Butonnat, diretor de operações da Lightsource BP.

De acordo com Vlasios Suflis, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais, a Lightsource se concentrará principalmente em compradores corporativos e industriais nos mercados regulamentados e não regulamentados. Na semana passada, o governo brasileiro concedeu licenças para novos projetos de geração de energia, que até 2023 aumentarão a capacidade para 402 megawatts (MW) a um preço recorde para a energia solar. A Enerlife recebeu mais de 160 megawatts em cinco projetos solares.

De acordo com a Lightsource BP, a Lightsource BP é a maior produtora de energia solar da Europa. Mais de US $ 3 bilhões foram investidos em quase 2 gigawatts de projetos solares em todo o mundo.

Nos últimos anos, a empresa expandiu suas operações nos estados da Califórnia, Pensilvânia e Maryland, bem como no Egito e na Índia.

O portfólio da Enerlife consiste em 1,9 gigawatts de projetos de energia solar, incluindo 440 megawatts na fase final, além de 180 megawatts de projetos de geração distribuída em cinco locais, cada um com capacidade de até 5 megawatts, o Lightsource BP.

Veja também