Home NOTÍCIAS Líbano confirma segunda rodada de licenças no exterior

Líbano confirma segunda rodada de licenças no exterior

by Luis Santana
libano offshore

A Lebanese Petroleum Administration (LPA) detalhou um total de cinco blocos offshore a serem oferecidos na segunda rodada – os blocos um, dois, cinco, oito e 10.

Eles indicaram que as licitações não serão precedidas por um processo separado de pré-qualificação, como foi o caso na primeira rodada, a fim de agilizar o processo e permitir às empresas de petróleo tempo adicional para avaliação. Espera-se que os vencedores dos blocos provisórios sejam anunciados em abril de 2020.

O quadro jurídico para a segunda volta manteve-se praticamente inalterado em relação à primeira, mas os critérios de pré-qualificação foram ligeiramente flexibilizados para encorajar uma maior participação.

Após a proeminente descoberta de Zohr, que abriu um tipo de jogo diferente das descobertas de Leviathan e Afrodite, grande parte do leste do Mediterrâneo tem visto um foco renovado de atividade de exploração. Com este aumento do nível de interesse, a 2ª ronda de licenciamento offshore do Líbano oferece uma oportunidade oportuna para obter acesso a áreas favoráveis ​​nesta região emergente.

A ExxonMobil, juntamente com a parceira Qatar Petroleum, anunciou recentemente uma descoberta de gás multi-TCF no poço Glaucus-1, no mar de Chipre. O poço encontrou um reservatório de 133 metros com recursos no local estimado em 3-5 TCF. Esta descoberta traz o total de reservas de gás anunciadas na região até 70 TCF.

A Spectrum adquiriu e interpretou mais de 5.000 km2 de dados 3D multi-cliente modernos no litoral do Líbano, cobrindo três dos quatro blocos previstos para serem incluídos na segunda rodada de licenciamento.

Através destes dados, o Spectrum mostrou que o reservatório do Mioceno inicial indica uma cadeia de estruturas fechadas de falha de três vias fechadas e unidirecionais que variam em tamanho de 20 a 50 km2, cobertas por grossas camadas de Mioce.

Veja também