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Investimento da Dreyfus em terminal de açúcar em SP reforça logística ferroviária e expande capacidade agrícola

Dreyfus investe em terminal de açúcar em Pederneiras (SP), aumentando a capacidade ferroviária e melhorando a competitividade no mercado global.

by Andriely Medeiros
Dreyfus investe em terminal de açúcar em Pederneiras (SP), aumentando a capacidade ferroviária e melhorando a competitividade no mercado global.

A Louis Dreyfus Company (LDC), uma das principais traders de commodities agrícolas do mundo, anunciou nesta terça-feira, 19, um investimento significativo na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras, São Paulo. Com a previsão de conclusão para 2025, o novo terminal permitirá o aumento de 1 milhão de toneladas de açúcar transacionadas por ferrovia a cada ano. Essa ação visa melhorar a logística da commodity no Brasil, ampliando a capacidade de transporte e trazendo vantagens competitivas para o mercado de açúcar.

Objetivo da Dreyfus é ampliar competitividade no mercado internacional

O Brasil, maior produtor e exportador de açúcar do mundo, já responde por cerca de 70% das exportações globais da commodity. Contudo, a LDC acredita que, com o aumento da produção, é necessário expandir ainda mais a capacidade logística e comercial do país. Para isso, a empresa está investindo em um novo terminal de açúcar.

O diretor da plataforma de açúcar da LDC na América Latina, Guilherme Correia, explicou que o Brasil precisa aumentar seu market share para atender à crescente demanda internacional. “As usinas do setor sucroenergético estão investindo em mais capacidade de cristalização. Com o aumento da produção de açúcar, o Brasil precisará ganhar ainda mais espaço no mercado externo”, afirmou Correia.

Melhoria na logística e redução de custos de frete

Atualmente, as usinas da região Centro-Sul do Brasil dependem principalmente do transporte rodoviário para escoar o açúcar até o Porto de Santos, o que encarece o frete. O novo terminal de açúcar em Pederneiras, com o apoio da ferrovia, vai permitir que o açúcar seja transportado com custos mais baixos e maior eficiência. A Dreyfus espera que essa mudança traga uma alternativa mais competitiva para as usinas, além de oferecer maior confiabilidade logística.

A LDC também mencionou que a operação do novo terminal será integrada ao Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), onde a companhia já realiza operações de transbordo. A construção de um terminal de açúcar em Pederneiras faz parte de uma estratégia maior da Dreyfus para melhorar a logística do setor agrícola no Brasil e garantir que o país continue sendo um player relevante no mercado global de açúcar. Com a conclusão do projeto, a empresa poderá transportar açúcar mais rapidamente e com menor custo para o Porto de Santos, o maior porto exportador de açúcar do país.

Ganho operacional e logístico para o setor agrícola

O terminal de açúcar será construído em Pederneiras, uma cidade estratégica no interior de São Paulo, onde a LDC já opera um terminal intermodal que recebe grãos por meio da hidrovia Tietê-Paraná. O novo terminal de açúcar será vizinho a esse terminal e facilitará o transporte de ambas as commodities, açúcar e grãos, com sinergia entre as operações.

A Dreyfus destacou que a construção de dois terminais próximos proporcionará ganhos operacionais significativos, como a possibilidade de preencher composições ferroviárias completas de 80 vagões, algo que não é possível atualmente apenas com o fluxo de grãos.

O novo terminal terá capacidade para armazenar até 90 mil toneladas de açúcar e será capaz de processar 500 toneladas de açúcar por hora. A LDC acredita que, ao investir na construção de um terminal de transbordo de açúcar, a empresa vai não apenas melhorar sua logística interna, mas também oferecer uma opção mais competitiva para as usinas do país. O transporte ferroviário é mais barato e eficiente do que o rodoviário, além de ser uma alternativa mais confiável, especialmente para grandes volumes de carga.

O diretor global de portos e hidrovias da LDC, João Paiva, ressaltou que a construção do novo terminal de açúcar é um passo importante para aumentar a competitividade da logística ferroviária no Brasil. Paiva explicou que muitas usinas já demonstraram interesse em adotar o modal ferroviário, especialmente por sua maior confiabilidade e eficiência operacional.

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