Em 2022, a Sigma Lithium Corporation registrou liquidez suficiente para investir no projeto Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, sendo um avanço da indústria da mineração que impacta positivamente a economia do Brasil.
A produção da fase 1 do projeto da mina avançou em 2022, o que mantém a empresa otimista sobre os resultados do projeto.
Além disso, a empresa atingiu alguns marcos significativos considerando a construção do projeto, como a inalteração do comissionamento e a inclusão de áreas críticas de engenharia no projeto, que são direcionadas com sucesso, o que inclui chapas, designers e processos mecânicos.
O minério de lítio será a matéria-prima processada na mina. No entanto, é válido destacar que a tecnologia verde será utilizada na produção.
A Sigma Lithium Corporation destaca a tecnologia utilizada no processo, considerando a montagem eletromecânica e uma pré-fabricação fora do local.
Além disso, a Sigma Lithium Corporation conseguiu uma licença ambiental estendida, que permite a mineração simultânea dos poços Norte e Sul para concluir a fase 1 do projeto.
A Sigma destaca que suas ações sociais para fomentar a sustentabilidade das comunidades locais, nas quais a empresa atua, estabelecendo um programa de microcrédito para mulheres empreendedoras, por exemplo.
Além disso, a empresa destaca outras ações, como entregas de cestas de alimentos, continuidade do programa de Emprego de Regresso à Casa, investimento em formação de técnicos para a área de mineração, dentre outras ações sociais que elevam a capacidade de emprego e renda da região.
É válido ressaltar que a Sigma Lithium anunciou o comissionamento do primeiro módulo do projeto de lítio Grota do Cirilo no estado de Minas Gerais, após o direcionamento de cronogramas e orçamentos, além disso, a equipe técnica trabalhou arduamente para atingir esta meta.
O co-CEO e co-presidente Calvyn Gardner destaca que a empresa se compromete em fornecer lítio sustentável para baterias. O comissionamento da instalação Greentech deve ocorrer em abril deste ano.
A empresa investirá 100 milhões de dólares para financiamento até agosto de 2023. Dessa forma, o investimento será primordial para a primeira fase do projeto de expansão de minas de baterias de lítio.
A produção na região da Grota do Cirilo será de até 270 mil toneladas por ano, o que representa 36.700 toneladas de carbonato de lítio equivalente (LCE) anualmente.
Para a região do Vale do Jequitinhonha, o investimento da Sigma Lithium representa crescimento em diversos aspectos. O Governo Federal tem trabalhado juntamente com o Governo de Minas Gerais para impulsionar o progresso e atrair investimentos para o país, considerando o licenciamento ambiental.
Dessa forma, a exploração de lítio para a bateria no Brasil ocorre considerando padrões internacionais, como os padrões da Austrália e do Canadá. Certamente, a indústria do minério deve crescer, sem que esse crescimento ocorra em detrimento do meio ambiente.
Portanto, grandes empresas investem em novas tecnologias para que suas operações sejam sustentáveis. Assim sendo, o crescimento econômico do local ocorre dentro de um projeto sustentável.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…