DESTAQUE

Índice que mede inflação no Brasil registra alta em setembro

O Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) divulgou nessa segunda-feira, 18/9, os resultados do Índice Geral de Preços, o IGP-10. A pesquisa, com periodicidade mensal, mede as variações da inflação em diversificados processos de atividades econômicas como a indústria, aquisição de matérias-primas e o setor de serviços ao consumidor.

A variação no apurado em setembro foi positiva em 0,18% O indicador de alta na inflação é um contraponto a queda registrada em agosto, com -0,13% e ocorre após cinco meses consecutivos de reduções. Nos nove meses de 2023, o IGP-10 registrou uma variação em -5,15% e, ao compreender dos últimos doze meses, -6,35%.

O recente reajuste aplicado nos combustíveis foi o principal fator que ocasionou a elevação, como demonstra o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) – que integra a medição do IGP-10. Na medição de ‘Bens Finais’, o subgrupo combustíveis para o consumo passou de -4,64% em agosto para os atuais 9,34%. Na análise dos combustíveis e lubrificantes para a produção, em ‘Bens Intermediários’, a taxa saltou de 1,21% para 15,34% de um mês para o outro.

Bens Intermediários passou de -0,37% em agosto para 1,14% em setembro. A principal contribuição para este movimento partiu do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, cuja taxa passou de 1,21% para 15,34%.

“O último aumento autorizado pela Petrobrás ocorreu no dia 16/08/2023 e, dentro deste período de apuração, os preços do Diesel subiram 21,60% e da gasolina 13,58%. Estas contribuições somadas geraram influência de 0,80 ponto percentual (p.p.) permitindo que a variação do IPA avançasse de -0,20% em agosto para +0,23% em setembro”, justifica o Coordenador dos Índices de Preços, André Braz.

Outros setores

Segundo dados divulgados, em outras duas aferições presentes no IGP-10 houve alta. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,02% em setembro e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,18% neste mês.

No IPC, ocorreu acréscimo em quatro das oito classes pesquisadas: Transportes (1,19%), Habitação (0,42%), Alimentação (-0,69%) e Comunicação (0,08%). Já no ICC, há registros positivos em três subgrupos: Materiais e Equipamentos (-0,26% para -0,07%), Serviços (0,75% para 0,28%) e Mão de Obra (0,64% para 0,49%).

O IGP-10 mede a evolução de preços no período compreendido entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência. A série do IGP-10 teve início em 1993.

A íntegra dos resultados pode ser acessada nesse link.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago