Home NOTÍCIAS Índice de pobreza do Irã salta após sanções por petróleo dos EUA

Índice de pobreza do Irã salta após sanções por petróleo dos EUA

by Bruna Carla
sanções de petroleo dos eua no irã
O Índice de Pobreza do Irã, uma medida não oficial da economia que acrescenta inflação ao desemprego, mais do que dobrou no último inverno, saltou de 19,4% para 39% no inverno passado e deve crescer ainda mais, que as sanções dos EUA estão enfraquecendo a economia iraniana .A principal fonte de receita de exportação é o petróleo.

Segundo o Centro Estatístico Iraniano (SCI), citado pelo Conselho Nacional de Resistência do Irã, no quarto trimestre do ano civil do Irã – de dezembro de 2018 a março de 2019 – a taxa de inflação subiu para 26,9% e a taxa de desemprego foi de 12,1%. ,

Segundo o Conselho Nacional de Resistência do Irã, após março, a inflação na primavera no Irã continuou a crescer e em junho foi de 37,6%.

O “índice de sofrimento” crescerá ainda mais depois que os Estados Unidos retirarem todas as sanções contra os compradores de petróleo iranianos, o que levará a uma redução ainda maior nas exportações do Irã.

A Reuters informou que uma semana antes do final de junho, as exportações de petróleo do Irã caíram para 300.000 barris por dia ou menos, citando fontes da indústria e dados sobre navios-tanque. As exportações iranianas em maio estão estimadas em 400.000 – 500.000 barris por dia.

A economia iraniana encolheu 4,9 por cento em 2018–2019 e terminou em março, o que enfraqueceu ainda mais a recessão, porque uma redução nas exportações de petróleo devido às sanções dos EUA priva a República Islâmica de sua linha econômica – as receitas do petróleo.

Espera-se que uma redução de 4,9% entre março de 2018 e março de 2019, relatada pelo Centro de Estatística do Irã, irá piorar ainda mais, uma vez que os EUA cancelaram todos os cancelamentos de sanções aos compradores de petróleo iranianos desde 2 de maio. ,

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), espera-se que a economia iraniana encolha 6% este ano, e a inflação anual suba para 37,2%.

O relatório de junho do Banco Mundial mostrou que a inflação anual do Irã subiu rapidamente de 10% em meados de 2018 para 52% em abril de 2019, “o que foi apoiado por uma queda na taxa rial no mercado paralelo mais de duas vezes ao nível antes das sanções norte-americanas serem anunciadas Abril de 2018. “

Veja também