NOTÍCIAS

Índia adia encomenda de petróleo iraniano em meio a crise na opep

As refinarias indianas estão impedindo o pedido de petróleo iraniano para carregamento em maio, na expectativa de que Washington prorrogará a suspensão das sanções dos EUA contra o membro da Opep, disseram quatro fontes.

Em novembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou-se do acordo nuclear com o Irã de 2015 e re-impôs amplas sanções econômicas.

Washington, no entanto, deu uma isenção de seis meses a oito países, incluindo a Índia, permitindo que eles importassem petróleo iraniano até o início de maio. A Índia, principal cliente de petróleo do Irã depois da China, foi autorizada a comprar cerca de 9 milhões de barris por mês.

A Índia espera obter clareza em sete a dez dias sobre qualquer extensão da renúncia, bem como a quantidade de petróleo que pode ser comprada se uma extensão for concedida, disseram as fontes.

“Não sabemos sobre o pensamento dos EUA, se eles permitirão que a Índia compre petróleo ou não”, disse uma das fontes, que não quiseram ser identificadas devido à sensibilidade do assunto.

Sob a atual desistência, a Índia pode comprar cerca de 300 mil bpd de petróleo iraniano – cerca de metade do valor antes da imposição das sanções – e Nova Délhi quer continuar comprando petróleo iraniano nesse nível, disseram fontes indianas no mês passado.

Desde novembro, apenas a estatal Indian Oil Corp, a Bharat Petroleum Corp, a Hindustan Petroleum e a Mangalore Refinery and Petrochemicals têm comprado petróleo iraniano.

Refinadores de estado e ministério do petróleo não responderam ao pedido da Reuters para comentários.

Brian Hook, o enviado especial dos EUA para o Irã, em março, disse que Washington está seguindo seu plano de levar as exportações de petróleo iraniano a zero. Na semana passada, Hook disse que três dos oito importadores concedidos por Washington reduziram as remessas para zero.

“As sanções contra o IRGC (Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica) também aumentaram a incerteza sobre a oferta de petróleo iraniano … no cenário atual, quando há alternativas suficientes disponíveis, é melhor esperar por uma clareza”, disse outra fonte.

Na segunda-feira, Trump designou a Guarda do Irã como uma organização terrorista estrangeira. O presidente do Irã, Rouhani, disse que Teerã resistirá à pressão dos EUA e aclamou o IRGC como defensores dos iranianos.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago