Home NOTÍCIAS Índia adia encomenda de petróleo iraniano em meio a crise na opep

Índia adia encomenda de petróleo iraniano em meio a crise na opep

by Marcelo Santos
india petroleo

As refinarias indianas estão impedindo o pedido de petróleo iraniano para carregamento em maio, na expectativa de que Washington prorrogará a suspensão das sanções dos EUA contra o membro da Opep, disseram quatro fontes.

Em novembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou-se do acordo nuclear com o Irã de 2015 e re-impôs amplas sanções econômicas.

Washington, no entanto, deu uma isenção de seis meses a oito países, incluindo a Índia, permitindo que eles importassem petróleo iraniano até o início de maio. A Índia, principal cliente de petróleo do Irã depois da China, foi autorizada a comprar cerca de 9 milhões de barris por mês.

A Índia espera obter clareza em sete a dez dias sobre qualquer extensão da renúncia, bem como a quantidade de petróleo que pode ser comprada se uma extensão for concedida, disseram as fontes.

“Não sabemos sobre o pensamento dos EUA, se eles permitirão que a Índia compre petróleo ou não”, disse uma das fontes, que não quiseram ser identificadas devido à sensibilidade do assunto.

Sob a atual desistência, a Índia pode comprar cerca de 300 mil bpd de petróleo iraniano – cerca de metade do valor antes da imposição das sanções – e Nova Délhi quer continuar comprando petróleo iraniano nesse nível, disseram fontes indianas no mês passado.

Desde novembro, apenas a estatal Indian Oil Corp, a Bharat Petroleum Corp, a Hindustan Petroleum e a Mangalore Refinery and Petrochemicals têm comprado petróleo iraniano.

Refinadores de estado e ministério do petróleo não responderam ao pedido da Reuters para comentários.

Brian Hook, o enviado especial dos EUA para o Irã, em março, disse que Washington está seguindo seu plano de levar as exportações de petróleo iraniano a zero. Na semana passada, Hook disse que três dos oito importadores concedidos por Washington reduziram as remessas para zero.

“As sanções contra o IRGC (Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica) também aumentaram a incerteza sobre a oferta de petróleo iraniano … no cenário atual, quando há alternativas suficientes disponíveis, é melhor esperar por uma clareza”, disse outra fonte.

Na segunda-feira, Trump designou a Guarda do Irã como uma organização terrorista estrangeira. O presidente do Irã, Rouhani, disse que Teerã resistirá à pressão dos EUA e aclamou o IRGC como defensores dos iranianos.

Veja também