A Helix Energy Solutions fechou um contrato com a Shell Brasil para atuar no descomissionamento de poços em águas profundas da Bacia de Campos. O escopo de trabalho inclui serviços de plug e abandono em poços submarinos situados nos campos de Bacia de Campos.
Helix Energy Solutions oferecerá o navio de intervenção de poço
O projeto de descomissionamento da Shell na Bacia de Campos está programado para ter início já em 2024 por um período mínimo de 12 meses, além de opções de extensão do cliente.
A Helix Energy Solutions fornecerá o navio de intervenção de poço com base em riser Q7000, um sistema de riser de intervenção de 10k (IRS) para executar o contrato de descomissionamento.
Segundo Scotty Sparks, vice-presidente executivo e diretor de operações da Helix, este é mais um passo com foco na execução de seus objetivos estratégicos, que inclui contribuir para a transição energética, oferecendo os melhores serviços de descomissionamento da categoria e líderes globais.
A companhia está ansiosa para continuar seu relacionamento com a Shell, afirma o vice-presidente executivo e diretor de operações da Helix.
Helix Energy Solutions também fecha contrato com Trident Energy
O Q7000 fornecido ao projeto de descomissionamento na Bacia de Campos é equipado com um sistema DP3 e o IRS projetado pela Helix Energy Solutions, conseguindo executar operações de intervenção em poços em lâminas d’água que variam de 85 a 3.000 mil metros.
De acordo com a Helix, o navio possui um plano de convés aberto e configuração triaxial e pode realizar uma série de operações de aprimoramento de produção, incluindo limpeza de poço e suporte ao desenvolvimento de campo, e é igualmente otimizada para descomissionamento de poço como o da Shell na Bacia de Campo, incluindo suspensão, árvore recuperação, remoção e limpeza do fundo do mar.
Os campos de Bijupirá e Salema, na Bacia de Campos, são operados pela Shell (80%) em parceria com a Petrobras (20%). De acordo com o Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP, Bijupirá e Salema não produzem desde janeiro e dezembro do último ano, respectivamente, após cerca de 28 anos do começo da produção, em 1993.
O FPSO Fluminense, que atua nos campos, deve ser descomissionado entre o próximo ano e 2024. É importante ressaltar que em fevereiro deste ano, a Helix Energy Solutions fechou um contrato com a Trident Energy para descomissionar os polos Enchova e Pampo, também localizados na Bacia de Campos. O projeto deve começar no fim deste ano.
Conheça a Helix Energy
A Helix Energy Solutions é uma empresa internacional de energia em alto mar que oferece serviços especializados para o setor de energia offshore, com foco em operações de intervenção em robótica e poços.
Seus serviços estão centrados em um modelo de negócios focado na maximização da produção, desativação e suporte de energia renovável.
Seus ativos e metodologias são projetados especificamente para melhorar e prolongar eficientemente a vida útil das reservas de gás e petróleo existentes.
A empresa tem um histórico de sucesso como empreiteira de abandono de campo completo e acredita que a pressão regulatória para plug and abandono e transição de energia limpa facilitará o crescimento contínuo da carteira de abandono.