O vice-presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, concedeu autorização para exploração de petróleo por parte de investidores brasileiros, além do Brasil, outros países estão interessados na proposta.
A Guiana possui três campos de petróleo para exploração e desenvolvimento. Sendo assim, o país iniciou uma rodada de licitações em dezembro de 2022, com expectativa de que os contratos sejam firmados até o mês de maio deste ano.
Além do Brasil, Qatar, Índia e Kuwait são países que se interessam por explorar os campos petrolíferos da região. O Reino Unido e os Emirados Árabes também se posicionaram quanto ao interesse em explorar o local.
As condições para a exploração de petróleo na Guiana prevê royalties de 10% e imposto corporativo também de 10%. Além disso, o governo poderá participar dos lucros pós-recuperação, ao passo que reduziu o limite de recuperação de recursos para 65%.
A Guiana exporta petróleo desde 2020 para grandes economias, como China e Estados Unidos da América. Em março de 2022, o país exportou o petróleo para a Índia.
De acordo com o governo da Guiana, a exploração do seu potencial petrolífero é benéfica para todos. Já que será possível obter receitas para o financiamento do país, de modo que os investidores também obtenham lucros efetivos.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) destaca que o Brasil é um país que tem muito potencial dentro do setor de petróleo e está pronto para aumentar a sua capacidade produtiva.
A estimativa para este ano é que o Brasil seja capaz de produzir 3,9 milhões de barris por dia, elevando a sua capacidade em 200 mil barris por dia, comparando com o ano de 2022.
Entretanto, o crescimento do petróleo não abrange somente o Brasil, também espera-se que haja uma elevação da produção no Cazaquistão, Canadá, Noruega, Estados Unidos e Guiana.
Contudo, embora haja uma previsão positiva de crescimento, é necessário monitorar os desafios da economia dentro do Brasil, considerando os diversos aspectos que impactam o fluxo de oferta e demanda.
A Opep destaca que a Petrobras tem um papel extremamente relevante na renovação da Bacia de Campos, através da expansão de sua produção.
Embora os desafios fiscais e monetários sejam considerados de forma global, a previsão para o Brasil é positiva em relação à economia relacionada à produção de petróleo.
De acordo com a Reuters, em 2022 a Petrobras comprou a sua primeira carga de petróleo da Guiana. Na ocasião, a Guiana era o mais novo produtor da América do Sul e buscava a expansão de mercado. A Guiana iniciou as operações de uma segunda unidade de produção em fevereiro de 2022.
A Petrobras busca diferentes fornecedores dentro do mercado internacional, o que favorece novas produções em todo o mundo. Embora a Guiana seja um país relativamente novo neste mercado, possui um potencial que atrai investidores e pode fortalecer as relações da balança comercial voltada para o setor petrolífero.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…