Home DESTAQUE Opep prevê uma demanda global de 2,3 milhões de barris de petróleo por dia

Opep prevê uma demanda global de 2,3 milhões de barris de petróleo por dia

A Opep elevou a previsão de demanda global de petróleo para 2,3 milhões de barris de por dia. Confira os dados oficiais!

by Veronica Stivanim
,geopolítica , petróleo , economia, indústria , energia, óleo e gás, Petrobras, Pré-Sal,

De acordo com informações da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), houve um aumento na previsão referente à demanda global por petróleo, ainda para este ano.

Opep prevê uma demanda global de 2,3 milhões de barris de petróleo por dia

Segundo destaca a divulgação oficial da Opep, a previsão atual é de uma demanda de 2,3 milhões de barris por dia (bpd). No ano de 2022, a estimativa da Opep foi de 2,5 milhões de barris por dia. 

A demanda para os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) tem uma projeção diferenciada, de cerca de 400 mil barris por dia para o ano de 2023, segundo destaca a Opep.

Elevação da oferta

Segundo a divulgação oficial da Opep, alguns países devem contribuir positivamente para a elevação da oferta durante este ano, sendo os seguintes países: Noruega, Canadá, Cazaquistão, Estados Unidos da América (EUA), Brasil e Guiana. Por outro lado, existe uma possibilidade de queda na oferta por parte da Rússia e do México.

Queda na produção

A produção dos países da Opep caiu neste mês de janeiro de 2023, considerando o mês de dezembro de 2022, a média da produção é de 28,88 milhões de barris por dia, o que representa um recuo de 49 mil bpd.

Contudo, no que tange a projeção do PIB global para 2023, houve uma pequena elevação de 2,5% para 2,6%, de acordo com o relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Segundo destaca a divulgação oficial, a projeção de crescimento dos Estados Unidos também foi alterada, de 1% para 1,2%. Além disso, a zona do euro teve sua projeção ajustada, sendo assim, a alteração foi de 0,4% para 0,8%.

O crescimento da China também tende a ser maior do que previam as análises anteriores da Opep. Dessa forma, espera-se um crescimento de 5,2%, ainda em 2023, sendo uma projeção maior do que a anterior, que era de 4,8%.

Brasil se destaca na produção de líquidos

No início deste ano, em janeiro, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo estimou uma elevação na produção de líquidos para o Brasil, o que inclui biocombustíveis.

De acordo com a divulgação anterior da Opep, o Brasil obteve uma média de 3,7 milhões de bpd no ano de 2022. Contudo, para este ano de 2023, a previsão é de uma produção de 3,9 milhões de bpd, o que representa o crescimento de 200 mil barris por dia.

Por conta destes dados, o Brasil é um país que pode impulsionar a oferta de líquidos, juntamente com a China, a Rússia, os Estados Unidos (EUA), a Guiana e o Canadá.

Sobre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) possui autoridade quando o assunto é petróleo e combustíveis em geral. Por isso, seus relatórios são amplamente divulgados e recebem a atenção de grandes economias.

De forma sucinta, a Opep é uma organização intergovernamental. Sendo assim, ela é responsável pela coordenação e unificação de políticas relacionadas à exportação de petróleo no mundo. 

Portanto, a Opep também garante a estabilização dos mercados produtores de petróleo e possui autoridade para estabelecer cotas máximas para o preço dos barris de petróleo.

Veja também