Home ENERGIA Grupo espanhol anuncia investimento bilionário em energia eólica e solar no Brasil com a promessa de gerar novos empregos

Grupo espanhol anuncia investimento bilionário em energia eólica e solar no Brasil com a promessa de gerar novos empregos

A Acciona, grupo espanhol, anuncia investimento milionário em energia eólica e energia solar no Brasil, podendo gerar diversos empregos e energia renovável para 8 milhões de residências

by Valdemar Medeiros
A Acciona, grupo espanhol, anuncia investimento milionário em energia eólica e energia solar no Brasil, podendo gerar milhares de empregos

O grupo espanhol Acciona planeja realizar um investimento de R$ 12 bilhões na compra de usinas de energia eólica e energia solar no Brasil até o ano de 2025 e alcançar 2 GW em capacidade de geração no país, o suficiente para abastecer 8 milhões de casas e gerar milhares de empregos. Atualmente, a Acciona possui dois parques de energia eólica na Bahia. Comprados da Casa dos Ventos no último ano, totalizam 850 megawatts.

Acciona Energia entra no Brasil após se capitalizar

De acordo com uma fonte próxima à empresa, que divulgou informações em completo anonimato, a Acciona vê a compra das usinas de energia eólica e energia solar, operacionais ou pré-operacionais, como uma avenida para se expandir ainda mais rápido no Brasil.

Em um segundo momento, a empresa deve partir para o avanço de projetos novos. A Acciona também estuda o investimento de uma usina de energia solar contígua aos empreendimentos de energia eólica que já possui, atribuindo 200 MW de capacidade ao projeto, gerando centenas de empregos.

De acordo com a fonte, a empresa está chegando ao país após que se capitalizou, com a abertura de capital na Bolsa de Madri, e “enxerga o País como uma plataforma para um desenvolvimento bastante agressivo”.

Outro passo que a Acciona planeja dar entre o fim deste ano e o começo do  próximo é a criação de uma comercializadora para vender a produção das usinas de energia eólica e energia solar que serão instaladas no mercado livre de energia, gerando diversos empregos.

Além de energia eólica e solar, empresa realiza investimentos no setor de infraestrutura

Durante a divulgação de resultados corporativos do segundo trimestre, a controladora da Acciona em seu país de origem afirmou que a compra e investimentos em energia eólica e energia solar na Bahia serviu para entender melhor a dinâmica do mercado nacional.

A controladora ainda afirmou que as operações no Brasil se mostraram particularmente fortes, contribuindo para a expansão das receitas do grupo. 

No Brasil, a empresa espanhola, além do setor de energias renováveis, também realiza investimento no setor de infraestrutura, e tem demonstrado interesse em participar nos leilões de saneamento e concessões de rodovias, além de outros projetos. A empresa também é, atualmente, responsável pelo desenvolvimento da linha 6 do metrô de São Paulo.

Conheça a Acciona

A Acciona começou suas atividades no Brasil em 1996 e já realizou projetos essenciais, como o Terminal 2 do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), no qual aplicou a tecnologia inovadora do equipamento Kugira, maior dique flutuante do mundo para a produção de caixões de concreto pré-moldado.

A empresa foi responsável pela transformação da antiga estação ferroviária Júlio Prestes na Sala São Paulo. No setor de saneamento realizou a assistência técnica na operação e manutenção da ETE Arrudas (MG) e atuou em projetos de tratamento de esgoto em São Gonçalo (RJ) e Santa Cruz do Capibaribe (PE).

No segmento de concessões, a Acciona realizou durante 10 anos a operação da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em um trecho de 200 km de extensão, passando por 7 municípios da região sul do estado do RJ. Atualmente é responsável pela retomada das obras da Linha 6, sendo 15 km de linhas e 15 estações que conectarão a estação São Joaquim, na região central, com a Brasilândia.

Veja também