Home NOTÍCIAS Grande descoberta de petróleo na Guiana indica uma futura potência na américa latina

Grande descoberta de petróleo na Guiana indica uma futura potência na américa latina

by Petrosolgas

Devido ao sucesso da ExxonMobil na exploração de petróleo na costa da Guiana, o país está a caminho de se tornar uma potência latino-americana, disse Wood Mackenzie. O super-major anunciou sua décima descoberta na Guiana nesta semana, aumentando o recurso recuperável descoberto em seu Bloco de Stabroek para mais de cinco bilhões de barris.

No caminho para produzir um milhão de barris, o Complexo de Liza, na Guiana, agora se compara ao Lula-Iracema, uma das maiores descobertas em águas profundas do mundo, disse Luiz Hayum, analista da equipe de petróleo e gás da Wood Mackenzie na América Latina.

A ExxonMobil detém 45% de participação no Bloco Stabroek de 6,6 milhões de acres, enquanto a Hess detém 30% de participação e a CNOOC Nexen detém 25% de participação.

“Com 17 perspectivas ainda para perfurar, Stabroek está escrevendo o futuro da Guiana. Ela se tornará facilmente a quarta maior nação produtora de petróleo da América Latina na próxima década, com chances de superar os países que a precederam. Se a Venezuela e o México não resolverem os declínios na produção, a Guiana poderá rapidamente superá-los para o número dois ”, disse Hayum.

Há muitas perspectivas para perseguir o bloco de Stabroek, com uma taxa de sucesso de 83 até agora, disse Wood Mackenzie.

“As descobertas gigantescas e de baixo breakeven são fundamentais para os parceiros”, acrescentou Hayum. “No pico, o projeto responde por um terço da produção futura da Hess. Para a ExxonMobil, a Guiana reforça seu crescente portfólio de águas profundas, enquanto que para a CNOOC trata dos esforços para compensar os declínios domésticos. ”

Veja também