Arroio do Sal, uma cidade de 11,3 mil moradores localizada entre Capão da Canoa e Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, está se preparando para se tornar um importante hub logístico. Com a construção do Porto Meridional prevista para começar em 2026, o município está em fase de planejamento para a criação de um terminal ferroviário. Essas ferrovias irão conectar o litoral norte gaúcho a Terra Roxa, no Paraná, em uma extensão de aproximadamente 1.000 quilômetros. As obras de infraestrutura prometem impulsionar o investimento na região, aumentando a capacidade logística.
Projetos de ferrovias em desenvolvimento
Além do terminal marítimo, Arroio do Sal poderá contar com outra ferrovia que ligará a cidade a Caxias do Sul. Este projeto de ferrovia está sendo desenvolvido com a ajuda do Mobi Caxias do Sul e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). A iniciativa tem como objetivo melhorar a logística de cargas na região e facilitar o transporte de produtos. O governo do Rio Grande do Sul está acompanhando de perto esses projetos, pois eles representam um investimento significativo na infraestrutura do estado.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está acompanhando o processo de autorização para as novas ferrovias. A Doha Investimentos e Participações S.A., sediada em Porto Alegre, deu início a um pedido para obter a outorga necessária para a construção. Esse processo foi aberto no ano passado, mas está suspenso até 3 de julho para que sejam avaliados os impactos das mudanças na Lei nº 14.273, que regula a participação da iniciativa privada em empreendimentos ferroviários e investe no desenvolvimento de ferrovias.
Conexões e oportunidades das obras
A nova ferrovia que partirá de Arroio do Sal terá um trajeto que cruzará o Oeste de Santa Catarina antes de chegar a Terra Roxa, cidade que é conhecida por sua produção têxtil infantil. Essa rota representa uma oportunidade significativa para o desenvolvimento econômico da região, já que atualmente não há ligação férrea entre Arroio do Sal e os portos paranaenses de Paranaguá e Antonina. Com a implementação das ferrovias, o investimento na área de transporte ferroviário poderá trazer benefícios diretos ao governo e à população local.
A prefeitura de Arroio do Sal ainda não foi consultada sobre a proposta da nova linha férrea. A responsabilidade de informar os detalhes do projeto é do empreendedor, que neste caso é a Doha. A ANTT ressalta que seu papel é acompanhar o desenvolvimento do projeto de ferrovias e garantir a emissão das autorizações ferroviárias necessárias. O investimento em ferrovias é um passo importante para garantir a modernização das obras de infraestrutura do estado.
O impacto das novas ferrovias no estado
Além da ferrovia que liga Arroio do Sal a Terra Roxa, está prevista uma ligação ferroviária com a Serra Gaúcha, especialmente com Caxias do Sul. Esse projeto de ferrovia está alinhado com a campanha pelo Terminal Rodoferroviário de Vacaria, considerado um equipamento importante para a logística no Rio Grande do Sul. A DTA Engenharia, empresa responsável pela construção do Porto Meridional, também confirmou que essa nova ferrovia não estará interligada ao complexo portuário.
O Porto Meridional, juntamente com o futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, promete melhorar as condições logísticas do Estado e pode impulsionar o turismo na região. De acordo com Rogério Rodrigues, diretor-executivo do Mobi Caxias, diversas reuniões já foram realizadas com representantes do governo estadual e federal para discutir esses projetos estratégicos que estão em fase inicial. O investimento em infraestrutura e ferrovias é essencial para o desenvolvimento econômico e a melhoria das obras no Rio Grande do Sul.