ECONOMIA

Governo coloca a venda 22 campos de petróleo na bahia

Durante um debate no STF sobre a privatização de suas subsidiárias, a Petrobras anunciou na segunda-feira (3) a abertura de um julgamento para a venda de 22 campos de petróleo na Bahia.  São campos terrestres antigos, com pequenas produções em relação ao pré-sal.

A estatal foi pressionada pela  Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis para disposição de bens do tipo. A agência acredita que a transferência para novos investidores poderia aumentar a recuperação dos investimentos.

O processo anunciado nesta segunda-feira inclui dois pacotes, o Recôncavo Polo e o Ventura Polo. O primeiro possui 14 campos, com uma produção média em 2018 de 2,8 mil barris de óleo e 588 mil metros cúbicos de gás por dia. Com oito campos, o segundo produziu uma média de 1.500 barris de petróleo e 43.000 metros cúbicos de gás.

Em comparação, o maior campo de produção do pré-sal, o Lula, produziu 873.000 barris de petróleo e 37,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em abril. A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, determinou que a Petrobras venda os campos de petróleo nos quais não tem mais interesse em investir até o final do ano.

Na semana passada, a empresa realizou  um julgamento para a venda de 26 campos no Espírito Santo. Também no terreno, em 2018, produziam uma média de 2,7 mil barris de óleo e 10,3 mil metros cúbicos de gás natural por dia.

Outro produtor de postes no Espírito Santo, chamado Lagoa Parda, foi colocado à venda em outubro de 2018. São três campos com produção de 266 barris de óleo e 20.000 metros cúbicos de gás natural por dia.

A Petrobras entende que as empresas menores podem ter interesse em investir para expandir a produção de campos de petróleo menores no Brasil. Além disso, já com projetos de produção geradores de receita, eles podem investir na aquisição de novas reservas.

Embora com baixos volumes de produção, o negócio de petróleo nesses campos tem grande potencial para gerar empregos e negócios nas cidades onde estão localizados.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Azul Linhas Aéreas recruta profissionais experientes para preencher cerca de 60 novas oportunidades de emprego, confira os detalhes

A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…

7 horas ago

Solar Coca-Cola abre oportunidades para pessoas de todo o Brasil; remuneração de até R$ 3 mil e vagas para pessoas de nivel fundamental, médio e superior

A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…

7 horas ago

Processo seletivo com dezenas de vagas offshore: Uniflex Group seleciona arrumador, saloneiro, taifeiro, cozinheiro e mais

O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…

7 horas ago

Braskem seleciona novos profissionais: 33 vagas estão abertas em seu novo processo seletivo

A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…

8 horas ago

Trabalhe na Alupar! Gigante renomada no setor de energia abre vagas de emprego e busca profissionais de áreas técnicas e operacionais para atuar na empresa

A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…

12 horas ago