PETRÓLEO

Preços do petróleo se recuperam com garantia da Arábia Saudita

O colapso dos preços do petróleo chegou a um impasse, pelo menos temporariamente, depois que a Arábia Saudita sinalizou que os cortes de produção da Opep + estariam por aí por mais algum tempo.

“Faremos o que for necessário para sustentar a estabilidade do mercado além de junho. Para mim, isso significa reduzir os estoques de seus atuais níveis elevados ”, disse o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, segundo a Arab News. Ele disse que a Arábia Saudita “faria o que for necessário” para manter a estabilidade.

Os preços do petróleo caíram mais de 13% nas últimas duas semanas, um declínio que Al-Falih disse ser “injustificado”. Ele acrescentou que havia um “consenso emergente entre os países da OPEP +, para continuar seu trabalho em direção à estabilidade do mercado no segundo ano. metade do ano. ”

Quando questionado sobre a escalada da guerra comercial EUA-China, bem como a perspectiva de mais uma guerra comercial entre os EUA e o México, e o resultante efeito colateral de uma desaceleração econômica global na demanda de petróleo, al-Falih reconheceu o impacto negativo . “Mas você pode ter certeza de que seremos receptivos”, disse ele.

Os comentários reforçam a probabilidade de que a Opep + reverta os cortes de produção quando se encontrarem em Viena dentro de algumas semanas, estendendo o acordo de fornecimento para o resto do ano. A guerra comercial, as rachaduras na economia global e as questões sobre a demanda tornam a escolha relativamente fácil.

A virada de baixa no mercado vem mesmo quando a Arábia Saudita acrescentou algum suprimento em maio para compensar as quedas do Irã. Segundo a Bloomberg, a Arábia Saudita acrescentou 170 mil bpd em maio, enquanto o Irã perdeu 230 mil bpd. Alguns aumentos menores da Líbia e do Iraque compensaram totalmente as interrupções no Irã, ajudando a explicar por que o mercado de petróleo se desacelerou em maio, apesar da campanha de “pressão máxima” dos EUA sobre o Irã. Enquanto isso, a Rússia involuntariamente teve um declínio de 76.000 bpd, devido à crise de contaminação ao longo do oleoduto Druzhba.

No entanto, a Arábia Saudita continua abaixo do seu limite de produção como parte do acordo com a Opep +, e Riad tem sido muito mais cautelosa sobre bombear mais petróleo para um mercado enfraquecido. Seria sempre difícil para a Rússia, que está mais ansiosa para aumentar a produção, convencer a Arábia Saudita a abandonar os cortes de produção após o colapso do ano passado. Mas a última queda significa que a possibilidade da OPEP + afrouxar os cortes diminuiu substancialmente.

“Embora os fundamentos apertados tenham sustentado os preços do petróleo até meados de maio, as crescentes guerras comerciais e os indicadores de atividade mais fracos finalmente alcançaram o sentimento do mercado de petróleo”, escreveu o Goldman Sachs em nota. As quedas nas últimas duas semanas foram provavelmente ampliadas pelo comércio técnico, à medida que os especuladores se tornaram sobrecarregados. A liquidação de posições especulativas provavelmente contribuiu para a rapidez do selloff.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Estaleiro Jurong divulga abertura de 62 vagas de emprego para profissionais de todos os níveis de escolaridade

Esta semana, o Estaleiro Jurong Aracruz está com 62 vagas de emprego abertas, oferecendo oportunidades…

15 horas ago

Marinha do Brasil abre 54 vagas para candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo

A Marinha do Brasil anunciou a abertura das inscrições para o concurso de admissão à…

16 horas ago

Bahia fabrica uma das maiores pás de turbina eólica do mundo com quase 90 metros

Em uma era em que a busca por energias renováveis se torna cada vez mais…

16 horas ago

Grupo Nordex, um dos maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas, formaliza intenção de investir no Rio Grande do Sul

O futuro do desenvolvimento sustentável tem ganhado contornos cada vez mais definidos no Brasil, especialmente…

16 horas ago

Instituto Federal Baiano abre inscrições para cursos técnicos gratuitos EAD: Garanta já sua vaga!

O Instituto Federal Baiano — IFBAIANO está com as inscrições abertas para os cursos técnicos…

1 dia ago

Empresas estão com vagas de emprego abertas no Norte e Nordeste do Brasil: Confira algumas das oportunidades disponíveis

Em busca de novas oportunidades profissionais? A SERHUM RH, companhia referência no ramo de recursos…

1 dia ago