ECONOMIA

Governo coloca a venda 22 campos de petróleo na bahia

Durante um debate no STF sobre a privatização de suas subsidiárias, a Petrobras anunciou na segunda-feira (3) a abertura de um julgamento para a venda de 22 campos de petróleo na Bahia.  São campos terrestres antigos, com pequenas produções em relação ao pré-sal.

A estatal foi pressionada pela  Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis para disposição de bens do tipo. A agência acredita que a transferência para novos investidores poderia aumentar a recuperação dos investimentos.

O processo anunciado nesta segunda-feira inclui dois pacotes, o Recôncavo Polo e o Ventura Polo. O primeiro possui 14 campos, com uma produção média em 2018 de 2,8 mil barris de óleo e 588 mil metros cúbicos de gás por dia. Com oito campos, o segundo produziu uma média de 1.500 barris de petróleo e 43.000 metros cúbicos de gás.

Em comparação, o maior campo de produção do pré-sal, o Lula, produziu 873.000 barris de petróleo e 37,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em abril. A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, determinou que a Petrobras venda os campos de petróleo nos quais não tem mais interesse em investir até o final do ano.

Na semana passada, a empresa realizou  um julgamento para a venda de 26 campos no Espírito Santo. Também no terreno, em 2018, produziam uma média de 2,7 mil barris de óleo e 10,3 mil metros cúbicos de gás natural por dia.

Outro produtor de postes no Espírito Santo, chamado Lagoa Parda, foi colocado à venda em outubro de 2018. São três campos com produção de 266 barris de óleo e 20.000 metros cúbicos de gás natural por dia.

A Petrobras entende que as empresas menores podem ter interesse em investir para expandir a produção de campos de petróleo menores no Brasil. Além disso, já com projetos de produção geradores de receita, eles podem investir na aquisição de novas reservas.

Embora com baixos volumes de produção, o negócio de petróleo nesses campos tem grande potencial para gerar empregos e negócios nas cidades onde estão localizados.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Estaleiro Jurong divulga abertura de 62 vagas de emprego para profissionais de todos os níveis de escolaridade

Esta semana, o Estaleiro Jurong Aracruz está com 62 vagas de emprego abertas, oferecendo oportunidades…

1 dia ago

Marinha do Brasil abre 54 vagas para candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo

A Marinha do Brasil anunciou a abertura das inscrições para o concurso de admissão à…

2 dias ago

Bahia fabrica uma das maiores pás de turbina eólica do mundo com quase 90 metros

Em uma era em que a busca por energias renováveis se torna cada vez mais…

2 dias ago

Grupo Nordex, um dos maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas, formaliza intenção de investir no Rio Grande do Sul

O futuro do desenvolvimento sustentável tem ganhado contornos cada vez mais definidos no Brasil, especialmente…

2 dias ago

Instituto Federal Baiano abre inscrições para cursos técnicos gratuitos EAD: Garanta já sua vaga!

O Instituto Federal Baiano — IFBAIANO está com as inscrições abertas para os cursos técnicos…

2 dias ago

Empresas estão com vagas de emprego abertas no Norte e Nordeste do Brasil: Confira algumas das oportunidades disponíveis

Em busca de novas oportunidades profissionais? A SERHUM RH, companhia referência no ramo de recursos…

2 dias ago