Home NOTÍCIAS Google lança programa de formação em tecnologia: Vagas no curso disponíveis para mulheres, pretos e indígenas

Google lança programa de formação em tecnologia: Vagas no curso disponíveis para mulheres, pretos e indígenas

Google abre curso gratuito em tecnologia para mulheres, negros e indígenas, ampliando diversidade na área com novas vagas no programa.

by Andriely Medeiros
Google abre curso gratuito em tecnologia para mulheres, negros e indígenas, ampliando diversidade na área com novas vagas no programa.

O Google lançou nesta semana a nova turma do Prep Tech, um programa de formação em tecnologia, com oportunidades voltadas para mulheres, negros e indígenas. Ao todo, são 240 vagas disponíveis. O curso gratuito, em parceria com a Ada, oferece quatro meses de intensivo em Engenharia de Software, com aulas remotas sobre algoritmos e estruturas de dados, além de suporte em inglês e mentoria. Os candidatos devem possuir experiência em programação e conhecimento intermediário em inglês. O processo seletivo inclui diversas etapas e as inscrições estão abertas até 12 de maio.

Vagas no curso de tecnologia do Google já estão disponíveis

O Google está oferecendo uma oportunidade única para mulheres e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas interessadas em ingressar na área de Engenharia de Software. O programa, denominado Prep Tech, está com inscrições abertas para sua terceira turma e promete ser uma porta de entrada para o mundo da tecnologia. Com uma parceria com a Ada, o Google está disponibilizando 240 vagas exclusivas para esse grupo de pessoas. O programa é gratuito e busca ampliar a representatividade dessas comunidades no campo da tecnologia.

O Prep Tech tem duração de quatro meses e será realizado de forma remota. Durante esse período, os participantes terão a oportunidade de estudar conteúdos da trilha de “Algoritmos e Estruturas de Dados”, abordando temas como Big O notation, estruturas de dados básicas, algoritmos, grafos e simulações de entrevistas.

Além das aulas principais, os participantes terão acesso a aulas de inglês certificadas pela Berlitz e palestras ministradas por funcionários do Google. Um programa de mentoria também está previsto, oferecendo suporte personalizado aos participantes.

Saiba mais sobre os requisitos e processo seletivo do Google

O programa de tecnologia do Google é destinado a mulheres e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas de todos os gêneros, com conhecimento intermediário de inglês. É necessário ter pelo menos cinco anos de experiência em programação ou três anos de experiência para aqueles formados em áreas como Ciência da Computação, Engenharia de Software ou disciplinas relacionadas às ciências exatas, como Física, Matemática e Sistemas de Informação.

O processo seletivo inclui diversas etapas, desde o assessment inicial até entrevistas comportamentais e técnicas, culminando em uma avaliação prática de codificação. Os interessados podem se inscrever no site da Ada até o dia 12 de maio, através do link https://ada.tech/sou-aluno/programas/google-prep-tech-2024

Além do Prep Tech, o Google também está com vagas abertas em diversas áreas para atuação em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Os interessados podem conferir as oportunidades disponíveis no site da empresa (goo.gle/vagasBR). Para aqueles que forem contratados e precisarem se mudar para Belo Horizonte ou São Paulo, o Google oferecerá auxílio financeiro para os custos de mudança, especialmente para aqueles que residirem a mais de 100 km das duas capitais.

Com o Prep Tech, o Google busca reafirmar seu compromisso com a diversidade e a inclusão no campo da tecnologia, buscando abrir caminhos para grupos historicamente subrepresentados nesse setor. A iniciativa não apenas oferece formação e oportunidades de emprego, mas também promove uma cultura mais inclusiva e equitativa no mundo da tecnologia.

Confira um resumo com o cronograma completo da seleção para o programa:

  • Inscrições: até 12 de maio;
  • Assessment: 14 de maio;
  • Entrevista comportamental: 20 de maio a 18 de junho;
  • Entrevista em inglês: 24 de junho a 18 de julho;
  • Live Coding Assessment: 24 a 27 de julho;
  • Divulgação da lista final: após 7 de agosto;
  • Período das aulas: 16 de agosto a 6 de dezembro.

Para mulheres, pessoas negras e indígenas apaixonadas por tecnologia, o Prep Tech representa uma chance única de entrar em uma das empresas líderes do setor, abrindo portas para um futuro promissor e contribuindo para uma indústria de tecnologia mais diversificada e inclusiva. Não perca tempo e se inscreva já!

Veja também